Projetos de Extensão (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/37

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação ambiental e consciência entomológica em comunidades da Mata Norte e Sul do estado de Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2009) Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos
    Com este Projeto de Extensão iremos propalar a integração de atividades realizadas no Laboratório de Entomologia - Área de Zoologia do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em escolas públicas e comunidades rurais dos Municípios das Regiões da Mata Norte e Sul do Estado de Pernambuco (Buenos Aires, Paudalho, Lagoa do Carro, Sirinhaém, Rio Formoso e Escada). Com atividades associadas à Educação Ambiental, a qual teremos condições de acolher com atenção e dedicação o público em geral, criando oportunidades de estágios para estudantes universitários, onde estes irão por em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, especialmente aquelas das Áreas de Zoologia, Entomologia e Ecologia. As escolas serão beneficiadas com Coleções Entomológicas Didático - Científicas, melhorando assim, o ensino - aprendizagem na Área de Ciências. Além, de divulgar informações ligadas à conscientização da importância da preservação da Biodiversidade e do Ecossistema. Divulgando, a conscientização da preservação da biodiversidade, levando as comunidades um maior conhecimento das diferentes espécies nos ecossistemas, contribuindo para um melhor equilíbrio e utilização dos recursos naturais. Com os resultados alcançados na participação deste projeto teremos uma ampla divulgação da extensão universitária na sociedade em virtude da interação das escolas, comunidades e UFRPE.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a escola e a comunidade
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a Escola e a Comunidade Betânia Cristina Guilherme. O projeto apresentado é uma iniciativa da Área de Ensino das Ciências Biológicas do Departamento de Biologia da UFRPE, juntamente com o LECBio (Laboratório de ensino das Ciências Biológicas). O mesmo visa contribuir por meio de atividades extensionistas práticas educativas socioambientais em uma escola pública próxima ao campus universitário de Dois Irmãos (Recife). Para alcançar os objetivos propostos, foram consideradas quatro estratégias fundamentais: a) o desenvolvimento de um marco teórico integrador dos campos da educação ambiental (EA) com enfoque nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); b) a relação comunidade-escola, de modo que se promova, de fato, a aproximação e o diálogo real entre os professores e gestores, professores e estudantes universitários e estudantes da escola básica; c) a elaboração, aplicação, acompanhamento e avaliação contínua e participativa de atividades práticas e reflexivas a respeito de problemáticas socioambientais locais, buscando uma visão crítica e participativa visando a cidadania ambiental; e, d) aproximar os licenciandos a desenvolverem competências e habilidades que os aproximem o máximo do seu campo profissional, bem como vivenciando a integração Escola-Universidade-Comunidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vida para o mangue - Núcleo ambiental para preservação de mangue localizado no Rio Timbó em Paulista
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Pró-Reitoria de Atividades de Extensão, 2011) Almeida, Gledson Luiz Pontes de
    O Projeto vem desenvolver Atividades de desenvolvimento humano, enfocando a preservação do meio ambiente possibilitando as pessoas formar ideias para mudança de atitude através de educação ambiental. O Núcleo de Gestão e Responsabilidade Ambiental será desenvolvido em princípio para famílias que habitam às margens do Rio Timbó no manguezal localizado às margens da Rodovia PE 22, em Paulista - PE. A maioria das famílias (estimativa de 1500) vive da atividade de reciclagem como principal fonte de renda. Motivo que emerge reorganização e inserção de políticas públicas que minimizem a atual condição de pobreza. Por outro lado o manguezal precisa ser recuperado e as famílias capacitadas para poderem implementar outras atividades de geração de renda que proporcionem melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Sendo este último item gritante naquela situação.