Projetos de Extensão (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/37

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação de inoculantes microbianos no manejo do feijão caupi em pequenas propriedades do Agreste Meridional
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração., 2011) Sobral, Júlia Kuklinsky
    O feijão caupi, feijão-de-corda ou feijão macassar (Vigna unguiculata) é uma leguminosa tradicionalmente cultivada nas regiões Norte e Nordeste, é rica em proteínas, vitaminas e minerais, sendo capaz de tolerar estresse térmico e salino. Contudo, a produtividade desta cultura tem apresentado, historicamente, baixos índices. Tendo em vista a importância econômica do feijão caupi para a região do Agreste Meridional, a utilização de micro-organismos associados às plantas poderá ser uma alternativa para a sustentabilidade desta cultura. Portanto, a produtividade do feijão caupi poderia ser aumentada pelo uso de inoculantes de rizóbios eficientes, que supririam as necessidades de nitrogênio da planta. Diante do exposto, o presente projeto teve como objetivos: 1- Identificar pequenas propriedades rurais nos municípios de Garanhuns, Correntes e São João (Agreste Meridional de Pernambuco) que cultivem feijão caupi; 2- Analisar as condições de cultivo e possíveis problemas locais; 3- Esclarecer aos agricultores sobre a importância dos inoculantes microbianos para a produção vegetal; 4- Disponibilizar inoculantes para alguns agricultores e instruir sua aplicação; 5-Acompanhar todo o processo, do plantio à colheita, do cultivo do feijão visando a melhoria na produção agrícola.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    MicroMundo: revelando a microbiologia do solo
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns; Administração, 2011) Sobral, Júlia Kuklinsky
    A exemplo do que já ocorre em muitos outros países, no Brasil, em especial as regiões Norte e Nordeste, há uma crescente necessidade de se educar e informar a população sobre questões relacionadas ao meio ambiente, como a microbiologia do solo. A exploração e o conhecimento dos mecanismos de interação micro organismos/planta/solo poderão ser utilizados em sistemas de manejo que busquem uma produção sustentável. Os micro-organismos podem promover o desenvolvimento vegetal por meio de processos indiretos e diretos, como a fixação biológica do nitrogênio. Neste contexto, o projeto “MicroMundo: Revelando a Microbiologia do Solo” teve como objetivo principal popularizar os conhecimentos da Microbiologia do Solo junto aos pequenos agricultores e pecuaristas, e população em geral do município de Garanhuns e seu em torno. Para tanto, foram realizadas as seguintes atividades: criação e edição de panfleto e boletim informativo abordando a importância e aplicação biotecnológica da Microbiota do Solo; realização das oficinas “Conhecendo o MicroMundo do Solos”e “Os Micro-organismos promovendo o crescimento vegetal”; divulgação do material didático junto a pequenos agricultores e pecuaristas, e população em geral.