03.1 - Graduação (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2926

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática com o gênero meme
    (2022-05-31) Silva, Higor Araújo da; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/3444729532155583
    O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca do ensino do gênero meme nos moldes da aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em escola estadual do município de Serra Talhada – PE. O artigo discute aspectos do referido gênero através das contribuições teóricas da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. Ao longo da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produçãode memes, fazendo uso mais cônscio dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Ademais, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valorese ideologias subjugados ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação
    (2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486
    Positioning itself in a sociocognitive and multimodal view, the present work aims to investigate how the multimodal construction of meme referents about postgraduate discourse occurs. This study befalls for two reasons, in particular, the first because we believe that the meme genre needs further investigations that seek to understand the complexity of this object, as well as the fact that this genre is a productive space for scientific investigation in the field of language. Thus we discuss in this paper considerations about notions of text, referenciation and multimodality that are based on the discussions of Cavalcante (2013); Cavalcante and Custódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 and 2012); Custodio Filho and Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada and Dubois (2003); Cavalcante, Filho and Brito (2014); Cortez and Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira and Silvestre (2015); Ramos (2012). Therefore, our approach can be defined as qualitative, since our research seeks to understand, describe and interpret the phenomena linked to referential processes. For this investigation, we had 5 memes that were collected on the Instagram social network between August and October 2019th, in the Mestrado Arrombado page that targets postgraduate publications. Finally, our results show that referents are taken up mainly by Direct Anaphora in the imagery elements that make up memes. Moreover, we also observed that, in most cases, the references "master" and "dissertation" are referenced with a negative value load.