03.1 - Graduação (UAST)
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Item Processo de comercialização nas feiras de produtos convencionais e orgânicos em Afogados da Ingazeira – PE(2022-09-28) Santana Junior, Luciano de Moura; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072O objetivo desse trabalho é comparar a comercialização na feira de produtos orgânicos com a feira de produtos convencionais no município de Afogados da Ingazeira – PE. O aumento da renda real do brasileiro até o ano de 2014 possibilitou um maior consumo de alimentos de valor agregado. Os consumidores desses produtos estão mais exigentes. A sustentabilidade socioambiental é um grande desafio, com isso é de extrema importância desenvolver um modelo de gestão de marketing. Apesar de ter um custo de produção relativamente mais baixo, alimentos orgânicos chegam à mesa do consumidor com um preço maior, devido às exigências e certificações dos selos desses produtos. O presente estudo se caracteriza por utilizar uma abordagem qualitativa, realizando um estudo comparativo entre as feiras de produtos orgânicos e de convencionais em Afogados da Ingazeira. Quanto à origem dos produtos, nota-se que os produtos convencionais vêm da região do Vale do São Francisco, enquanto os produtos orgânicos são produzidos na zona rural de Afogados da Ingazeira. Os clientes de produtos convencionais preferem produtos mais baratos, enquanto os de orgânicos preferem produtos mais saudáveis. Quanto aos preços aplicados, os clientes de produtos convencionais são mais econômicos, enquanto os de orgânicos são mais exigentes e não se preocupam com o preço, mas sim com a qualidade. Os clientes podem ser influenciados por fatores como preferências de produtos, preços aplicados, atendimento, barganha e fidelização. Na feira de produtos convencionais, os consumidores preferem economizar e ainda podem barganhar com os feirantes.Item Contribuições do endomarketing em uma distribuidora de bebidas(2022-10-06) Silva, Eduardo Pereira da; Silva, Luciana Isabela Borges dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0732507446275556O endomarketing é considerado uma tática de desenvolvimento organizacional capaz de cativar e até mesmo fidelizar o colaborador. Assim, se faz necessário investigar se essa ferramenta pode impulsionar a satisfação do cliente interno. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a implantação do endomarketing pode impulsionar a satisfação do funcionário em uma distribuidora de bebidas. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Após a coleta dos resultados obtidos, foi possível perceber que a empresa implementa ações correspondentes ao endomarketing e que as mesmas possuem resultados satisfatórios. Além disso, foi constatado que a empresa investe em comunicação interna, e que o nível de satisfação foi elevado dentre os respondentes. Assim, o endomarketing se mostrou uma ferramenta capaz de impulsionar o nível de satisfação do cliente internoItem Pesquisa de satisfação de clientes em uma loja de roupas femininas(2022-10-03) Barreto, Annelisa Mendes; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639Com o avanço tecnológico, percebe-se o aumento da concorrência, e para que as empresas consigam se manter no mercado, é fundamental identificar seu público-alvo e entender as exigências e desejos de seus clientes, para retê-los, e serem referência sobre seus concorrentes, seguindo estratégias de marketing para obter a satisfação de seus consumidores. Este artigo teve como objetivo geral identificar o perfil e o grau de satisfação dos clientes de uma loja de roupas femininas na cidade de Tavares/PB. E como específicos: levantar o perfil dos clientes da loja, mensurar o grau de satisfação destes e propor melhorias para aumentar a visibilidade do negócio e o nível de satisfação dos clientes. Aplicou-se um questionário através de um formulário digital baseado no método Customer Satisfaction Score – CSAT com escala Likert. Quanto aos fins, tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva e quantos aos meios, um estudo de caso com abordagem qualitativa. Evidenciou-se a importância da realização periódica de pesquisa de satisfação dos clientes nas empresas, pois é uma prática utilizada para identificar se a organização está no caminho certo, seguindo as estratégias para manter os consumidores fiéis à marca, e corrigir possíveis falhas que estejam gerando insatisfação. O grau de satisfação dos consumidores dos produtos da organização em estudo foi considerado muito elevado e sua estratégia de atendimento, eficazItem Compreendendo a importância do marketing nos empreendimentos de aquicultura(2022-05-30) Nogueira, Denise de Barros; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/4846729856694660Aquaculture is an activity that has been on the rise in recent years, however, the need for changes to allow this growth to be socially, economically and environmentally visible. During the critical periods of the pandemic caused by the COVID-19 (SARSCoV-2) virus, aquaculture as well as other sectors were affected and entrepreneurs needed to change strategies to remain effective within the market. Marketing strategies in turn have been significant in directing how to best conduct the enterprise. This study had as its main objective to understand the influence of marketing within aquaculture enterprises. The present work was developed in two stages, the first a literature review in databases, and the second was the application of a questionnaire aimed at aquaculture entrepreneurs. Most of the papers included in this study were published 17.6% in 2006 (3 studies), 17.6% in 2019 (3 studies), 11.8% in 2011 (2 studies), and 11.8% in 2017 (2 studies). During the pandemic 90.9% responded that they needed to update on social networks, WhatsApp being the main network used by all. Finally, the importance of disciplines, courses, and workshops on marketing in aquaculture enterprises is highlighted, so that future professionals can have a basis when entering the job market.Item Siliga: plataforma digital para gerenciamento de produtos e empresas: um protótipo para o desenvolvimento da aplicação(2020-11-03) Nunes, Vaniedson Carlos Pereira; Albuquerque, Héldon José Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3563291777221100 Endereço; http://lattes.cnpq.br/2257606041347298Digital Marketing is one of the forms of the greatest spread and impulse of products and services on the internet, the access time factor, in which people pay attention as media and means of digital propagation. In the city of Serra Talhada, traditional marketing, which consists of offline media, still persists for the simple reason that there is no momentum and platforms that enable companies to enter and promote their goods and services, as existing social media do not promote the local market, as a matter of of not having qualified people to boost companies, being used by few. The proposal of the Digital SiLiga platform is to aggregate the companies of the city with a Web and Mobile multiplatform of the commercial guide type, to enable greater visibility of their customers to the promotions of local associations, in addition to promoting integration with social media, shooting on Instagram and Facebook the posts to be made on the platform. Thus, the objective of this work is to create a software development process for the implementation of a multiplatform of the commercial guide type for managing companies and products. For the construction of the solution, a software development process will be used, in this technical software engineering process producing a document for the implementation of the proposed multiplatform, using the requirements survey, the diagramming that consists of: Use case diagram, class diagram, sequence diagram, relationship entity diagram and finally, the system screen prototyping will be presented. The multiplatform will make it possible for companies to create their own online page, facilitating communication with their customers and having the option of placing products and services that can be redeemed by their consumers through discount coupons offered by companies. The company can also put your data on its page as phone, email and address, being able to customize with colors and details of your choice. The customer will have access as pages of each company on the platform proposed in this work and also access to the products directly through the available classification bar, being the same directed to the company’s page if he wants to purchase the product.