03.1 - Graduação (UAST)
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Item Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar: um estudo de caso(2020-10-21) Silva, Joseilda Pedro da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327Este trabalho tem como objetivos compreender melhor sobre os principais aspectos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Bem como, identificar as dificuldades de aprendizagem de seus acometidos e, por fim, adicionar fatores e metodologias didáticas que venham auxiliar os educadores para assistir estes alunos de forma inclusiva no ambiente escolar. Para isso, buscamos embasamento teórico em Pereira, Araújo e Mattos (2005), Confortin e Maia (2015), Capellini, Germano e Uvo (2017), Santos & Vasconcelos (2010) entre outros pesquisadores que abordam e refletem questões relacionadas à temática. Como procedimento metodológico, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e documentais. Como coleta de dados, a partir dos lócus da pesquisa que foram uma entrevista com a docente colaboradora (LB) e um estudo de caso com a análise de fotos de sua turma que acolhe alunos com TDAH, atendidos em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na cidade de Princesa Isabel-PB, as quais ilustraram diferentes dificuldades de aprendizagem, tais como: leitura, escrita, aritmética, coordenação motora, concentração e interação em grupo. Com este material também foram demonstrados alguns métodos didáticos que auxiliam na assistência dessas dificuldades. Assim, concluímos a partir dos dados obtidos com as revisões bibliográficas, documentais e as análises estabelecidas durante este processo de pesquisa, os seguintes resultados: a falta de informações sobre este tema ainda é gigantesca nas escolas e os professores necessitam de formações continuadas para suprir está carência; instituições mais estruturadas fisicamente com sala de AEE com materiais didáticos adequados. Com relação às dificuldades de aprendizagem e interação na fase escolar, percebemos que elas existem, e isso não deve ser um fator determinante para a exclusão destes do convívio escolar, mas é importante que haja escolas adaptadas, profissionais qualificados, planejamento de procedimentos e metodologias diversificadas e políticas inclusivas, objetivando incluir estes discentes.
