Bacharelado em Agronomia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/4


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Potencialidade de terras para irrigação do Território Indígena Potiguara para a cultura do milho
    (2024-02-27T03:00:00Z) Passos, Wesley Gois; Santos, Jean Cheyson Barros dos; http://lattes.cnpq.br/5698373233632800; http://lattes.cnpq.br/4925768451235270
    O presente relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), desenvolvido sob supervisão do pesquisador da Embrapa Solos, Dr. José Coelho de Araújo Filho, analisa a potencialidade para irrigação das terras pertencentes ao território indígena potiguara, especificamente para a cultura do milho. O território em estudo está localizado no litoral norte da Paraíba, estende-se por aproximadamente 21,2 mil hectares e é reconhecido como uma terra tradicional dos povos indígenas Potiguaras. A área possui diversas classes de solos, com predominância para os argissolos, espodossolos, gleissolos, neossolos, além de áreas com solos de mangue. No geral, as terras demonstram um potencial de irrigação médio para a produção do milho, sendo os principais parâmetros limitantes a classe textural (V), o percentual de Ca+² e Mg+² (Y), a velocidade de infiltração básica (I) e a profundidade da zona de redução (W). Os dados coletados mostraram a cultura do milho como uma opção viável para atividade agrícola em cerca de 70,67% dos solos pertencentes ao território Potiguara. Desse modo, mostrando a importância que os resultados obtidos neste estudo possuem, uma vez que poderão ser utilizados a fim de contribuir com escolhas mais assertivas em relação ao manejo sustentável e eficiente do solo, assim como aumento da produtividade e crescimento sustentável dos povos pertencentes a este território. Por fim, foi elaborado um mapa cartográfico para melhor representação da área e dos resultados de classes e potenciais obtidos no trabalho.