01.6 - Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (PROExC)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/31


Comunidade destinada a preservação e acesso das coleções da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC)

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a escola e a comunidade
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    Práticas socioambientais: incentivando as relações entre a Escola e a Comunidade Betânia Cristina Guilherme. O projeto apresentado é uma iniciativa da Área de Ensino das Ciências Biológicas do Departamento de Biologia da UFRPE, juntamente com o LECBio (Laboratório de ensino das Ciências Biológicas). O mesmo visa contribuir por meio de atividades extensionistas práticas educativas socioambientais em uma escola pública próxima ao campus universitário de Dois Irmãos (Recife). Para alcançar os objetivos propostos, foram consideradas quatro estratégias fundamentais: a) o desenvolvimento de um marco teórico integrador dos campos da educação ambiental (EA) com enfoque nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); b) a relação comunidade-escola, de modo que se promova, de fato, a aproximação e o diálogo real entre os professores e gestores, professores e estudantes universitários e estudantes da escola básica; c) a elaboração, aplicação, acompanhamento e avaliação contínua e participativa de atividades práticas e reflexivas a respeito de problemáticas socioambientais locais, buscando uma visão crítica e participativa visando a cidadania ambiental; e, d) aproximar os licenciandos a desenvolverem competências e habilidades que os aproximem o máximo do seu campo profissional, bem como vivenciando a integração Escola-Universidade-Comunidade.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Abordagem dialógica sobre educação sexual na escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Biologia, 2011) Guilherme, Betânia Cristina
    O interesse por saúde do adolescente vem crescendo muito nos últimos anos graças à importância que se tem dado a esse grupo, nossa geração futura, que poderá ser constituída por pessoas doentes e ignorantes quanto à manutenção de seu próprio corpo, ou por gente que se respeita e se cuida, pensando sempre na própria qualidade de vida e na dos outros. “Abordagem dialógica sobre Educação Sexual na Escola: orientações e informações sobre a sexualidade de forma consciente e respeitosa” têm como objetivo orientar os alunos de escolas públicas quanto à abordagem dialógica da sexualidade na adolescência, bem como, identificando junto aos mesmos os métodos contraceptivos. O trabalho será desenvolvido em : Escola Erundina Negreiros de Araújo e na Escola Gilberto Freire localizadas no bairro da Macaxeira e Dois Irmãos/Recife. As atividades serão realizadas em turmas do Ensino Fundamental e Médio (3 turmas do 8º ano do Ensino Fundamental, tendo cada uma cerca de 40 alunos por sala de aula e 1º e 2º e 3º). Durante a execução do projeto serão realizadas atividades, tais como: Palestras, produção de cartilhas, construção de cordéis e poemas coletivos e oficinas pedagógicas, contendo atividades lúdicas, jogos educativos e apresentação de teatro com fantoche.