02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Políticas públicas educacionais para inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista(2024-12-07) Coelho, Roberta Maria; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/1509017945545193Este trabalho busca avaliar a efetividade das políticas públicas educacionais para a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa utilizou uma revisão integrativa da literatura, envolvendo artigos publicados entre 2019 e 2024, com foco na identificação das principais barreiras e lacunas para a efetiva inclusão de pessoas com TEA. Os resultados indicam que, embora exista um arcabouço legal robusto, ainda há desafios significativos na implementação das políticas, especialmente devido à falta de formação adequada dos educadores e de recursos especializados. Conclui-se que é necessário um maior compromisso com práticas inclusivas e formação interdisciplinar para garantir uma inclusão mais efetiva e equitativa.Item Aspectos multimodais no processo de aquisição da linguagem em indivíduos autistas - uma revisão bibliográfica(2023-11-29) Andrade, Kayamar Ynaê Panzarini de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/0992721332460608As teorias em aquisição da linguagem historicamente tentam explicar este fenômeno de maneira muito relacionada à trajetória da aquisição da fala, o que acaba negando o lugar na linguagem de autistas não-verbais, por isso, considerar os aspectos da linguagem multimodal é uma forma de inserir esses sujeitos na linguagem. Dito isso, essa pesquisa tem o objetivo de investigar como a multimodalidade vem sendo concebida como um aspecto linguístico de aquisição da linguagem em indivíduos autistas em pesquisas nacionais publicadas entre 2018 a 2023 e de forma específica, descrever e analisar a metodologia utilizada por essas pesquisas para chegarem ao resultado que através da multimodalidade os indivíduos autistas estão inseridos em contextos de interação e comunicação. Tomando-se com referência os estudos de Vygotsky (1970) e Bruner (1985) sobre a Teoria Interacionista de Aquisição da Linguagem; Tomasello (2003) sobre Atenção Conjunta e Interação; McNeill (1985), Kendon (2000), sobre aspectos da linguagem multimodal e ÁvillaNóbrega (2018), sobre Multimodalidade no autismo, foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza quali-quantitativa do tipo exploratório, que atendessem aos descritores: (i) Aquisição da Linguagem; (ii) Linguagem Multimodal; (iii) Transtorno do Espectro do Autismo; Foram analisados 13 artigos e 2 dissertações que atendiam aos critérios de inclusão. As análises dos resultados indicaram que as pesquisas em aquisição da linguagem multimodal em indivíduos autistas publicadas entre 2018-2023 consideraram os elementos multimodais possíveis de inserir os sujeitos autistas em contextos de interação e comunicação. Essa pesquisa se demonstrou relevante uma vez que foi possível construir um panorama de como a multimodalidade vem sendo concebida em pesquisas brasileiras a fim de se pensar em estratégias e ferramentas de inclusão desses indivíduos.Item Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho(2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.
