02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Videopoemas em práticas de leituras literárias no ensino médio: interconexões com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP
    (2023-11-23) Melo Junior, Muriel Prado de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6512794139759169
    No contexto do Ensino Médio, a literatura ainda parece ser abordada com foco em metodologias e estratégias didáticas anacrônicas que não conseguem dialogar com o dinamismo da cultura digital. Muitos desafios são enfrentados pelos docentes diante da desmotivação dos estudantes quanto às práticas de leituras literárias, as quais precisam ser redimensionadas em face das demandas de aprendizagem diante das potencialidades da cultura digital e das metodologias ativas. Considerando os desafios enfrentados pelos docentes quanto ao ensino de literatura para a formação de leitores no campo artístico-literário, o objetivo geral deste estudo é investigar estratégias didático-pedagógicas para a utilização de videopoemas na formação de leitores no Ensino Médio, considerando a Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. Quanto ao aporte teórico, a investigação fundamenta-se nos trabalhos de Cosson (2021), Colomer (2007), Zilberman (2010) e Silva (2005, 2019, 2022), sobre letramento literário e ensino de literatura, Candido (1995), com as reflexões sobre o direito à literatura, além das abordagens sobre metodologias ativas, Bender (2014) e Machado (2020) a respeito de Aprendizagem Baseada em Projetos- ABP. As discussões de Ferreira (2003) e Aguiar (2008) são revisitadas sobre o gênero videopoema. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório, do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, modalidade a distância, em sintonia com as vivências no Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE - UAEADTec. A pesquisa foi realizada a partir de avaliação diagnóstica, planejamento didático para realização de oficina literária, articulações com a ABP e avaliação das ações pedagógicas realizadas. Os resultados indicam que 94,3% dos estudantes não demonstraram conhecimentos sobre o que seria um videopoema. No entanto, os jovens que revelam conhecimento do gênero demonstraram compreensão das características do videopoema e interesse em experiências de leituras no campo artístico-literário. Em síntese, os videopoemas têm potencial na formação de leitores no Ensino Médio, especialmente em articulação com Metodologias Ativas, como a ABP.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual no contexto das aulas de Artes
    (2021-03-04) Rocha, José Palmito; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/2073393307247217
    O presente trabalho se propôs a analisar a viabilidade do emprego de materiais de baixo custo na criação de equipamento de apoio à produção audiovisual, no contexto das aulas de Artes no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada com base na aplicação de questionário, com o intuito de saber as opiniões dos professores do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Vitória da Conquista – Ba, quanto às possibilidades de usos desses materiais. Os resultados revelaram que para os professores pesquisados vale a pena investir no uso de materiais de baixo custo para produção de equipamentos. Eles reconheceram que os benefícios compensam o esforço necessário à realização de atividades práticas com estes materiais, pois além de serem simples, baratos e fáceis de adquirir, o seu uso está relacionado à ideia da sustentabilidade e da reutilização de materiais e objetos, com isso o aluno é incentivado a transformar, criar e recriar. Consoante a isso, esta pesquisa demonstrou que há alternativas viáveis e inovadoras de equipamentos para produção audiovisual, nos projetos escolares e atividades práticas, nas aulas de Artes da escola pública, mesmo com todas as suas limitações.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções docentes acerca de projetos e atividade de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica
    (2021-08-27) Santos, Fábio Dênis dos; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0450985498841766
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca de projetos e atividades de produção audiovisual nas aulas de artes da educação básica, a partir da discussão de aspectos relacionados a projetos e atividades de Produção Audiovisual e do desenvolvimento de um instrumento de avaliação de percepções docentes no contexto das aulas de artes na educação básica. O referencial teórico contemplou discussões acerca da realização de atividades e projetos audiovisuais nas aulas de artes, sendo destacadas a importância dos profissionais capacitados, os benefícios de projetos audiovisuais e produção e as competências docentes para execução de atividades e projetos escolares. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na elaboração de questionário e aplicação com 30 docentes de Artes da Educação Básica do estado de Pernambuco. Os dados obtidos indicam a necessidade de formação continuada na área de produção audiovisual. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a elaboração e projetos audiovisuais nas aulas de arte da educação básica.