02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Transformação digital na educação pública : explorando o impacto da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais no município de Pesqueira-PE
    (2024-12-03) Maciel, Paulo Ricardo Torres; Correia Neto, Jorge da Silva; http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
    A integração da IA e do big data na educação é amplamente reconhecida como uma ferramenta capaz de não só personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades de cada aluno, como também otimizar os processos administrativos, promovendo decisões mais eficazes e transparentes no ambiente escolar. A partir da percepção dos profissionais de educação sobre o uso da inteligência artificial e do big data nas escolas integrais estaduais de Pesqueira-PE, este estudo buscou avaliar como essas tecnologias podem otimizar os processos educacionais e administrativos.Com uma abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa utilizou questionários aplicados a diversos membros da comunidade escolar. Os resultados indicam que, embora os profissionais reconheçam o potencial da IA para personalizar o ensino e melhorar a eficiência administrativa, ainda há incertezas sobre seu impacto concreto no desempenho acadêmico dos alunos e desafios relacionados à infraestrutura e capacitação técnica. A implementação do big data foi vista como positiva para a gestão escolar, mas as preocupações com a segurança dos dados e a falta de políticas claras ainda representam barreiras. Conclui-se que, apesar das limitações identificadas, a adoção dessas tecnologias pode trazer benefícios significativos para a educação de PesqueiraPE, desde que acompanhada de investimentos em formação e políticas de uso ético. Pesquisas futuras devem explorar estratégias de capacitação e os efeitos de longo prazo dessas inovações no contexto escolar.
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    Indicadores socioeconômicos como ferramenta de melhoria social : análise da aplicabilidade no município de Pesqueira (PE)
    (2021-02-25) Moura, Lucilio Ranieri Almeida de; Silva, Ivison Cordeiro Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/2192700123424854
    O objetivo do trabalho foi analisar como os indicadores socioeconômicos influenciam na aplicação eficiente e eficaz do erário para atender as necessidades básicas da população do município de Pesqueira (PE). Os indicadores socioeconômicos funcionam como ferramentas estratégicas para o gestor público, possibilitando analise de cenários e desenvolvendo auxílio na tomada de decisão e apresentam por meio de dados as problemáticas da sociedade e assim proporcionam o direcionamento dos planos governamentais para sanar as falhas do governo. A metodologia empregada nessa pesquisa foi documental, utilizando-se de documentos disponíveis no contexto online. Os resultados encontrados identificam que a gestão pública do município de Pesqueira precisa avançar no que concerne ao monitoramento, especialmente nos indicadores relacionados à qualidade de vida, para que os recursos públicos aplicados venham a culminar em reais melhorias sociais. Conclui-se que a gestão do munícipio de Pesqueira necessita se atentar mais aos indicadores, a ponto de trabalha-los individualmente, se aprofundando de forma a captar as principais necessidades de sua população, e monitorar as problemáticas apresentadas pela população, principalmente a qualidade de vida, que envolve educação, saúde e emprego e renda, direitos básicos para uma vida digna.