02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise da representação de Macabéa como protagonista na obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector e sua contribuição para a discussão da representação das mulheres na literatura brasileira
    (2023-11-23) Costa, Laniela Silva; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/2238180188944367
    Este estudo busca aprofundar a compreensão da representação feminina na literatura brasileira, tendo como foco a obra "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector. O objetivo geral é analisar a personagem Macabéa, desvendando seu papel na narrativa e a sua contribuição para a discussão sobre a condição das mulheres na sociedade. A metodologia adotada baseia-se em uma abordagem crítica, utilizando conceitos de teóricos como Bourdieu, Kristeva, e Nitrini para embasar a análise. Além disso, a pesquisa contempla uma análise comparativa com obras de outras autoras, como forma de enriquecer a compreensão das representações femininas na literatura brasileira. Os resultados revelam a complexidade da construção da personagem Macabéa, destacando como ela personifica as limitações e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade patriarcal. Em conclusão, a obra de Clarice Lispector, especialmente "A Hora da Estrela", emerge como uma peça fundamental para o entendimento das representações das mulheres na literatura brasileira. Este estudo contribui para ampliar o debate sobre a condição feminina, destacando a importância da literatura como meio de reflexão e transformação social.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A poesia de autoria feminina na formação de leitores no ensino fundamental : diálogos com Cida Pedrosa
    (2023-11-10) Rodrigues, Cosma Raimunda; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    É indiscutível a importância da poesia de autoria feminina no processo de formação de leitores. No entanto, parece que a poesia de autoria feminina ainda não está sendo devidamente abordada em sala de aula ou nos livros didáticos de literatura. Essa invisibilidade da produção literária escrita por mulheres parece ratificar visões estigmatizadas que consolidam um cânone literário ainda preso às convenções histórico-culturais que supervalorizam autores e obras já consagrados por uma tradição literária já instituída. Mediante este cenário, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as potencialidades da poesia de autoria feminina na formação de leitoras no Ensino Fundamental, considerando a organização de práticas inovadoras de leituras literárias. Nesse sentido, destacamos a obra "As filhas de Lilith", da autora pernambucana Cida Pedrosa para análise e aplicação no contexto da Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se nas abordagens sobre gênero e crítica feminista (Butler 1998); características da poesia (Paz, 2012); inserção da poesia na escola (Pinheiro, 2020) e iniciação à teoria do imaginário (Pitta, 2005). No tocante à metodologia, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede municipal de Pernambuco, considerando avaliação diagnóstica das demandas de leituras e conhecimentos prévios dos discentes, bem como a aplicação de planejamento didático-pedagógico. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, permitindo descrição e interpretação contextualizada dos dados. Na análise literária, destacamos abordagem comparativa entre as personagens femininas da obra de Cida Pedrosa e as figuras femininas citadas na mitologia. Esta comparação foi discutida em sala de aula, incentivando os alunos a explorarem as características específicas de cada personagem e a compreender as questões de gênero abordadas na poesia. Nesse cenário, a poesia de Cida Pedrosa proporcionou a ampliação dos repertórios de leituras dos discentes, contribuindo para fomentar reflexões sobre a importância de abordar a literatura de autoria feminina na escola.