02.1 - Graduação (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores(2019) Assunção, Milena Adrielly Soares de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A literatura de cordel possui características próprias que podem motivar os estudantes às práticas de leituras e letramentos literários, com vistas à formação de alunos leitores mais críticos e reflexivos. Reconhecendo a importância da literatura decordel no processo de formação de leitores na educação básica, o principal objetivo deste trabalho é estudar o gênero cordel, tendo em vista aplicações didáticas em sala de aula para a formação de leitores críticos no ensino fundamental.Como objetivos específicos, elencamos: 1) planejar atividades e sequências didáticas com uso de cordel em sala de aula para motivar a formação de leitores no ensino fundamental; 2) aplicar sequência didática para explorar o gênero cordel, com foco na formação de leitores críticos de literatura popular. Por meio de linguagem coloquial, com características da poética popular, a literatura de cordel pode se transformar em recurso importante para apoiar a formação de leitores críticos dentre e fora dos muros escolares. Como aporte teórico, o presente estudo fundamentou-se nas abordagens de diversos autores, tais como: Cosson (2006); Soares (2004);Pinheiro (2018),os quais contribuem para ampliar as reflexões sobre letramento literário, escolarização da literatura e o trabalho com o cordel em sala de aula. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa ação com abordagem qualitativa, considerando a participação de estudantes do 8º ano ensino fundamental de uma escola pública. Aplicamos a metodologia de leitura literária de Cosson (2006),com foco na organização de sequência didática para a inserção da literatura em sala de aula. Os resultados apontam para a motivação dos estudantes a partir das experiências vivenciadas com o cordel em sala de aula.Item A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa(2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512Este trabalho é um relato de experiência sobre o uso da literatura de cordel como prática sociointeracionista no ensino de Língua Portuguesa. Constitui-se um instrumento para promover a reflexão sobre a prática docente na formação de leitores críticos e autônomos, a partir da análise de atividades desenvolvidas com o uso da literatura de cordel e aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). É o resultado de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que destaca tanto o valor histórico, social e cultural da literatura de cordel quanto sua importância como instrumento pedagógico no ensino da leitura em sala de aula. A metodológico adotada tomou como ponto de partida a pesquisa bibliográfica, para proceder ao levantamento do referencial teórico que fundamentou todo trabalho. Em seguida, por meio da observação livre e da análise de conteúdo, deu-se a coleta de dados, tendo como universo da pesquisa uma turma da Fase IV da EJA, alunos da escola estadual Deputado João Teobaldo de Azevedo. As atividades com cordéis utilizadas neste estudo foram produzidas durante a regência de aulas de Língua Portuguesa, para cumprimento parcial das exigências da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Como resultado desta experiência, constatou-se a funcionalidade do cordel como um recurso didático capaz de despertar o senso crítico e a capacidade do aluno de observar sua realidade sociopolítica e histórica.
