02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual(2021-04-10) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.Item O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa(2019) Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097; http://lattes.cnpq.br/6811800497475912O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.Item Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental(2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646As histórias em quadrinhos (HQ) foram, por muito tempo, estigmatizadas, tornando-se objeto de restrição no ensino, condenadas por pais e docentes, pois não acreditavam que elas poderiam contribuir culturalmente e agregar conhecimentos, achavam que as histórias fantasiosas influenciavam no comportamento de crianças e jovens e, portanto,eram abolidas da sala de aula. Ao longo do tempo,as HQ se popularizaram,tornando-se um meio de comunicação de massa que atraicrianças, jovens e adultos do mundo inteiro.Possibilitamuma leitura de entretenimento e lazer, abordando de forma lúdica diversos conteúdos com uma linguagem que se aproxima da realidade das pessoas.A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, baseada nos pressupostos teóricos de VERGUEIRO (2004), RAMOS (2004), IRANDÉ (2003), KLEIMAM (2002), KOCK (2008)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1997), (1998). Por apresentar uma linguagem multimodal utilizando imagens e textos, os quadrinhos podem contribuir no incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. Os enredos proporcionam uma leitura prazerosa e despertam o interesse pela leitura e podem constituir ótimas ferramentas para o ensino-aprendizagem.Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam o uso de HQ em sala de aula,cabe aos docentes utilizá-las como recursos didáticos e refletir sobre a melhor forma de utilizá-las em aula. O objetivo geral deste artigo é realizar uma análise de atividades de leitura com HQ encontradas em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental.Item A importância das histórias em quadrinhos para o ensino de língua portuguesa e para a análise textual(2018) Oliveira, Caio Alexandre de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5408904989939500O trabalho com HQ’s (Histórias em Quadrinhos) é relativamente utilizado para fins didáticos, não sendo apenas esse seu fim, pois as HQ’s também podem ser utilizadas na publicidade, na televisão, na internet, entre diversos outros meios. Neste artigo, o assunto HQ’s será utilizado como objeto de pesquisa, associando sua inserção na sala de aula aos benefícios para o aprendizado de língua portuguesa e análise textual, incrementando ainda aspectos como a importância das HQ’s para a educação, deforma a destacar pontos como a aceitabilidade desta ferramenta no setor educacional, sua historicidade, os tipos de linguagens utilizadas, os benefícios para o aprendizado e mais atrelado ao tema: sua importância para o ensino de língua portuguesa e para o desenvolvimento da análise textual. É bem verdade que esta ferramenta comtempla aspectos visuais e ilustrativos um tanto atrativos, capazes de motivar ainda mais o aprendizado e a análise em alunos de classes fundamentais de ensino. Assim, este artigo busca, através de pesquisa bibliográfica ancorada nos autores renomados neste assunto, comtemplar aspectos descritivos das histórias em quadrinhos, permitindo uma breve e significativa abordagem, no intuito de descrever desde seus elementos de composição até os fins adotados no curso da educação, ampliando a visão dos efeitos positivos causados pela sua utilização.
