02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item As tiras de Armandinho como proposta para o letramento crítico na sala de aula(2023-11-29T03:00:00Z) Silva, Maria Paloma Gomes da; Borba, Paloma Pereira Pedrosa; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2647797273617668Este estudo busca de maneira analítica observar por meio do gênero textual tira as práticas de letramento crítico no ensino básico, tendo como base os princípios semióticos e do letramento relacionadas à leitura, criticidade e aos gêneros textuais à luz dos documentos oficiais. O objetivo é propor um olhar que estimule uma abordagem mais acentuada sobre as possibilidades de mobilização de habilidades de leitura a partir das tiras. As tiras são advindas do mundo dos quadrinhos, muitas são conhecidas pelas observações sociais e de cunho crítico. Elas abordam temas como política, educação e saúde, de forma inteligente e criativa. Essas pequenas histórias em quadrinhos conseguem transmitir mensagens profundas e até provocativas, despertando a reflexão e a conscientização do leitor, fazendo repensar e questionar o mundo ao nosso redor. Os objetivos da pesquisa buscam apresentar de maneira mais ampla, as possibilidades de desenvolvimento na sala de aula das práticas de letramento crítico, com foco nas tiras do personagem Armandinho, criadas por Alexandre Beck, como exemplos. De maneira ampla, nosso trabalho destaca a importância de abordar a leitura de tiras de forma a valorizar o leitor como um sujeito ativo, capaz de utilizar diversas estratégias para atribuir significado ao que acontece a sua volta.Item Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa(2023-07-14T03:00:00Z) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143O presente artigo configura-se como relato de experiência e tem como tema: GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO SÓCIO-ESCOLAR: A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O trabalho tomará como base de sua construção os estudos de BAKHTIN, M (2011), BAZERMAN, C (2007), MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (2005), MORAIS, Regis de (2003), DIONISIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna (2002); na Base Nacional Curricular Comum e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Objetivos específicos da pesquisa a partir dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de Pernambuco: Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral; registrar informações a partir da escuta de textos orais; planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva; escolher a variedade linguística; promover a articulação entre as partes do texto; adequar expressões corporais/faciais e analisar o efeito de sentido de elementos típicos da modalidade. Na metodologia, o trabalho em sala de aula iniciou com uma introdução sobre o objetivo da referida mesa redonda, e com uma explanação a respeito dos temas que serão discutidos, debatidos e refletidos durante a realização. Assim, obtermos resultados sobre como os gêneros textuais contribuem para que a prática docente se torne mais eficaz e atrativa, como também que possibilite a formação de um cidadão crítico-reflexivo.Item A imagem feminina em publicidades: uma proposta metodológica para leitura e compreensão do gênero em sala de aula(2020-09-11T03:00:00Z) Duarte, Magda Maria de Aquino; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460O texto publicitário tem feito parte dos contextos de leitura dos estudantes em todos os níveis, seja através da televisão, outdoors, revistas e pelos meios digitais. É um gênero textual que veicula argumentos, faz apelos, publica informações e discursos e é por isso que não passa despercebido na sala de aula. Nessa esteira, esta pesquisa desenvolve uma de proposta de trabalho com publicidades nas aulas de língua portuguesa, passando pelo conhecimento do gênero e seu modo de funcionamento; tratará, além disso, dos estudos dos discursos e das imagens veiculadas sobre as mulheres. Para tanto, tomamos publicidades de revistas femininas, mas também aquelas veiculadas em ambientes digitais para discutir a importância da compreensão leitora nas aulas de língua materna, com recorte para os discursos sobre as mulheres na propaganda. Nesse sentido, nosso objetivo é desenvolver proposta para compreensão leitora dos estudantes da escola básica por meio dos textos publicitários, promovendo o estudo do gênero e leituras das propagandas para discussão das ideias veiculadas. Para nós é importante criar propostas viáveis para que os estudantes compreendam relações estabelecidas durante as leituras. Para a compreensão do gênero, apoiaremos o debate nos estudos dialógicos da linguagem a partir de Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2009), Brait (2009, 2013) e Grillo (2014). Além desses autores, Marcuschi (2002), Rosa (2005) e Carrascoza (2002) recuperam e fortalecem a discussão sobre o gênero textual como prática social, a importância do estudo dos gêneros na sala de aula e o papel da publicidade na esfera social, respectivamente.Item O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual(2021-04-10T03:00:00Z) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.Item Letramento na EJA do ensino médio: o gênero notícia em meios digitais como estratégia metodológica(2020-09-11T03:00:00Z) Cavalcante, Fernando Augusto de Araujo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5694169644237772A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio revela desafios quanto aos processos de ensino e aprendizagem em relação às práticas de leitura e escrita, sobretudo, no contexto da cultura digital. Os educadores precisam motivar os discentes da EJA - Ensino Médio, visando à ampliação de práticas de letramentos em sintonia com as demandas da sociedade tecnológica. Na atual era das fake news, trabalhar com o gênero notícia pode se transformar em uma estratégia didática importante para a formação de leitores críticos, especialmente, se considerando o contexto da EJA. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é propor o gênero textual notícia, veiculado em meios digitais, como estratégia para motivar as práticas de letramentos dos discentes da EJA no Ensino Médio. Como aporte teórico, priorizamos abordagens que discutem as orientações curriculares para EJA e as noções de letramento. Em termos metodológicos, a pesquisa se deu em uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta dos conteúdos foram a leitura de obras científicas, livros, legislações pertinentes e relatório, sejam nas formas física ou digital, assim como a observação e a comparação de pesquisas sobre o conteúdo abordado. Com base nas reflexões realizadas, sugerimos uma sequência didática para a EJA do Ensino Médio, com foco na articulação entre a temática da Pandemia de Covid-19 e o gênero notícia como recursos importantes para oportunizar práticas de letramentos significativas e em sintonia com as demandas da cultura digital.
