02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item O brincar e o desenvolvimento das crianças(2021) Santos, Danila Fernandes dos; Gonçalves, Karla Gisele Aleixo; Silva, Samara Cavalcanti da; http://lattes.cnpq.br/2458414664579982O presente artigo reflete sobre a importância do brincar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento geral das crianças. A brincadeira assume uma função muito importante no desenvolvimento social e intelectual, ao passo de criar inúmeras oportunidades para a criança reproduzir as situações do seu cotidiano. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar se as práticas relacionadas ao brincar são valorizadas e de fato colocadas em prática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. A pesquisa foi qualitativa, a partir de entrevistas com professoras, questionários com alunos e com mães de alunos, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2021. Os resultados apontaram para a importância do brincar no desenvolvimento dos alunos, reconhecida pelos envolvidos, bem como as reflexões sobre as práticas desenvolvidas no âmbito escolar.Item A interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais(2022-01-18) Silva, Cleisilvânia Cristine de Moraes; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309A família é uma instância importante no processo de socialização, bem como no desenvolvimento da subjetividade autônoma, ensinando informalmente o que as crianças devem fazer, dizer ou pensar. A escola, portanto, deverá respeitar os conhecimentos e valores que as famílias possuem, promovendo a participação dos membros da instituição familiar em diferentes situações, estimulando o diálogo com os pais e possibilitando-lhes também obter ganhos enquanto sujeitos interessados em evoluir e aperfeiçoar como pessoas e cidadãos que visam à transformação da realidade. Objetivo: analisar a interação família e escola: vantagens para o processo de ensino aprendizagem nas crianças da educação infantil e anos iniciais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de carácter qualitativo, onde observamos na literatura os conhecimentos acerca da temática dos últimos cinco anos, a partir da base de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Conclui-se que a busca pela interação família-escola, aumenta o conhecimento dos professores quanto às necessidades de aprendizagem de seus alunos e permite que os pais possam oferecer apoio domiciliar adequado à aprendizagem, contribuindo significativamente para o sucesso dos envolvidos no processo de ensinar. Em outras palavras, a parceria família- escola reforça a interface entre o lar e as expectativas da escola, referentes ao aprendizado da criança, e esclarece os papéis que cada um pode desempenhar no apoio ao aluno.Item Educação Ambiental: uma abordagem nas escolas municipais de Limoeiro-PE(2019) Correia, Elica Dalila Dantas; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178; http://lattes.cnpq.br/3029848945546469Diante dos problemas ambientais que tem ocorrido, a Educação Ambiental vem sendo motivo de grandes discussões no cenário político mundial. Diversos eventos foram realizados no intuito de promover mudanças na forma como o ser humano se relaciona com a natureza. Observando a importância que aescola tem na propagação do ensino e na formação de cidadãos mais éticos, críticos e responsáveis, viu-se a necessidade de pesquisar como escolas municipais de Limoeiro-PE tem contribuído na disseminação da Educação Ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar a forma de atuação da Educação Ambiental nas escolas do município de Limoeiro-PE através da aplicação de um questionário com discentes e docentes das escolas que fizeram parte da pesquisa. Após as análises, constatou-se que todas as escolas abordam a Educação Ambiental e a metodologia de abordagem mais citada pelos alunos e professores foi a aula expositiva. A pesquisa mostrou que a abordagem interdisciplinar da temática precisa ser melhorada, visto que nem todos os professores trabalham essa temática em suas aulas, isso se comprova quando os alunos apontam geografia e ciências como as que mais abordam a temática. Também foi apontado pelos professores que há uma carência do oferecimento de capacitação direcionada a temática pelo município.
