02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A evasão escolar no ensino superior : uma análise acerca dos cursos de Bacharelado em Administração
    (2023-11-01) Andrade, Daniel Silva de; Lins, Rafaela Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/4540426156294178
    A presente revisão bibliográfica explora a evasão escolar no ensino superior, centrando-se especificamente nos cursos de bacharelado em Administração. Através de um exame rigoroso de literaturas acadêmicas, o trabalho visa compreender os principais fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nesse contexto específico. O referencial teórico-metodológico adotado é de natureza qualitativa, com base em uma análise sistemática de artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados reconhecidas. Os resultados revelam que a evasão em cursos de Administração pode ser influenciada por uma combinação de fatores socioeconômicos, pedagógicos e institucionais. Desafios como a inadequação entre expectativas dos estudantes e realidade do curso, falta de preparo para a carga acadêmica e problemas financeiros emergem como razões preponderantes para a desistência. O estudo sugere a necessidade de estratégias integradas por parte das instituições de ensino superior para combater a evasão, levando em consideração a complexidade e multifatorialidade do fenômeno.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexão sobre a Educação de Jovens de Adultos (EJA) no Brasil
    (2019) Alves, Vanessa Eluina Rodrigues da Silva; Araújo, Mateus Correia de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
    Este artigo tem como base uma reflexão acerca dos problemas que os alunos enfrentam para a sua permanência na EJA, com o objetivo principal analisar os desafios pedagógicos enfrentados nesta modalidade de ensino a partir da identificação das estratégias abordadas, as principais influências que levam o abandono escolar e refletindo sobre suas perspectivas. Revisões bibliográficas proporcionam analisar os vários motivos relacionados a evasão escolar, observamos um dos principais motivos é a indisposição de um aluno que trabalha durante o dia e precisa estudar a noite. Diante disso vemos a necessidade de mais estudos e investimentos voltados para essa realidade na Educação de Jovens e Adultos, a fim de incentivar a permanência dos estudantes na escola.