02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 17
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio
    (2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141
    A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio
    (2024-01-31) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    As part of Arts teaching in High School, the use of photography has demonstrated a significant impact on students' intellectual and artistic development. This is because it offers a dynamic and innovative environment that allows for creative expression and social reflection. This research aims to investigate the impacts of a photographic intervention in the High School Arts discipline, aiming to understand how this innovative approach influences student engagement, the development of their creative and expressive skills, as well as related socio-emotional aspects. Based on the specific objectives, which are: to investigate how photographic intervention contributes to the development of students' creativity, analyzing its effect on the development of students' self-confidence; identify the challenges and barriers faced by teachers when implementing photography intervention, as well as effective strategies to overcome them. The theoretical framework included discussions about a brief study on arts teaching throughout history. The importance of teaching arts in high school was also discussed. We also have technologies and media in arts teaching, especially today when young people are entirely connected to technologies. The introduction of projects and activities such as the use of photography in the classroom, thus involving the student, was also mentioned. And concluding the theoretical reference we have the subject of the challenges faced by teachers when implementing photographic intervention, and what strategies were adopted. The methodological procedures adopted consisted of a bibliographical review of the subject and also field research during the internship period, in a 1st year high school class, I adopted the method of an expository and practical class, followed by an analysis of the results. Based on the results and discussions presented, it is considered that the effects of a photographic intervention in the Arts subject in high school are broad and varied. It not only improves student learning, but also prepares them to become reflective, creative, and culturally aware citizens.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gamificação como estratégia metodológica ativa para o ensino de literatura : leituras literárias gamificadas de poemas
    (2023-11-23) Santos, Érika Vanessa Fonsêca dos; Silva, Ivanda Maria Martins;  http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio
    (2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352;  http://lattes.cnpq.br/5731995772503430
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica
    (2023-12-05) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gamificação em sala de aula : relato de experiência sobre as potencialidades para o desenvolvimento da leitura no ensino médio
    (2023-09-28) Paixão, Marlí Rodrigues; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/5908539724470878
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
    (2023-11-24) Freitas, Lucas de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação
    (2023-12-18) Vieira, Jéssica Steffani de Santana; Pascoal, Vinicius Gomes; http://lattes.cnpq.br/4337188466286981; http://lattes.cnpq.br/2627045707742889
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio
    (2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena
    (2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833