02.1 - Graduação (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    Leituras de poesia na escola : importância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio
    (2024-06-28) Cavalcanti, Beatriz Gomes; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5886635279500141
    A leitura de poesia na escola ainda é um tema que precisa ser estudado, sobretudo, quando observamos a necessidade de ampliação do debate sobre a formação de leitores na Educação Básica. O objetivo geral deste estudo é investigar as práticas de leituras de poesia na formação de leitores críticos, por meio de intervenção didáticopedagógica no 2º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, recorreremos à abordagem de Pinheiro (2014) sobre a inserção da poesia na sala de aula, bem como o enfoque de Cosson (2020) acerca das reflexões sobre o letramento literário e os círculos de leituras literárias, além de abordar a formação de leitores no campo artístico-literário. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual de Pernambuco, com aplicação de sequência didática em turma do 2º ano do Ensino Médio. O trabalho insere-se no contexto do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, tendo em vista as vivências pedagógicas realizadas na escola EREM Ana Faustina no município de Surubim, Pernambuco. Os resultados apontam para grande diferença na vida acadêmica a escolha do tema veio em conjunto as aulas ministradas. Com isso, o presente trabalho tem o intuito de mostrar a necessidade do hábito de leitura, formando leitores críticos e conscientes, por meio da poesia.
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    Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio
    (2024-01-31) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Como parte do ensino de Artes no Ensino Médio, a utilização da fotografia tem demonstrado um impacto significativo no desenvolvimento intelectual e artístico dos alunos. Isso ocorre porque oferece um ambiente dinâmico e inovador que permite a expressão criativa e a reflexão social. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes do Ensino Médio, visando compreender como essa abordagem inovadora influencia o engajamento dos estudantes, o desenvolvimento de suas habilidades criativas e expressivas, bem como os aspectos socioemocionais relacionados a partir dos objetivos específicos que são: investigar como a intervenção fotográfica contribui para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes, analisando seu efeito no desenvolvimento da autoconfiança dos estudantes; identificar os desafios e as barreiras enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, bem como as estratégias eficazes para superá-los. O referencial teórico contemplou discussões acerca de um breve estudo sobre o ensino de artes ao longo da história. Discorrendo sobre a importância do ensino de artes no ensino médio. Também temos as tecnologias e mídias no ensino de artes, principalmente hoje, que os jovens estão inteiramente ligados as tecnologias, explanando ainda a introdução de projetos e atividades como uso da fotografia na sala de aula, envolvendo assim o aluno. E finalizando referencial teórico temos o assunto sobre os desafios enfrentados pelos professores ao implementar a intervenção fotográfica, e quais estratégias adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma revisão bibliográfica do assunto e também de pesquisa de campo no período do estágio, em uma turma do 1º ano do ensino médio, tendo como método a aula expositiva e pratica, e seguidamente a análise dos resultados. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que os efeitos de uma intervenção fotográfica na disciplina de Artes no ensino médio são amplos e variados. Ela não apenas melhora a aprendizagem dos alunos, mas também os prepara para se tornarem cidadãos reflexivos, criativos e culturalmente conscientes.
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    Gamificação como estratégia metodológica ativa para o ensino de literatura : leituras literárias gamificadas de poemas
    (2023-11-23) Santos, Érika Vanessa Fonsêca dos; Silva, Ivanda Maria Martins;  http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A sociedade hodierna exige que o sistema educacional atenda às suas necessidades, como a de sermos indivíduos dinâmicos e proativos diante dos desafios, capazes de trabalhar de forma cooperativa (Mello; Neto; Petrillo; 2020). Por esse motivo, neste trabalho, será tratado o uso de metodologias ativas em sala de aula, em especial, a gamificação sob a perspectiva de Busarello (2016), em aulas de literatura, com a leitura gamificada de poemas. O gênero literário poema traz grandes contribuições à formação do indivíduo, por suas temáticas relevantes para a sociedade e cultura (Nunes, 2016). Trata-se de um trabalho de pesquisaação que, após a etapa de levantamento bibliográfico, foi posto em prática em formato de oficina literária, em turmas de 3º anos do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola localizada na periferia da cidade de Recife, Pernambuco. Os resultados obtidos apontam para a utilização de jogos ou de estratégias gamificadas como potenciais motivadores e engajadores, e a evidente relação benéfica entre o gênero poema e a gamificação, posto que ambos são capazes de mexer com as emoções do indivíduo, promovendo um momento de aula prazerosa e, por conseguinte, significativa.
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    Uma proposta de sequência didática articulada à sala de aula invertida no estudo da Óptica geométrica com estudantes do ensino médio
    (2023-12-19) Silva, Aurineide Ivaneide Alves da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352;  http://lattes.cnpq.br/5731995772503430
    Na atualidade, no cenário da educação, o ensino de Física tem se tornado cada vez mais desafiador, e o papel do professor dentro do contexto escolar não deve ser apenas o que passa a informação, mas ser um mediador, e que utilize mudanças inovadoras, sendo o aluno protagonista da aprendizagem. É perceptível na prática de ensino, desafios imensos, dentre eles: a superlotação de salas; a falta de comprometimento e desinteresse por parte de alguns alunos; a infraestrutura escolar inadequada e a escassez de recursos didáticos em algumas escolas, fazendo necessário a utilização de metodologias ativas que contribua na formação intelectual e social dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o uso da metodologia ativa, sala de aula invertida, juntamente com atividades experimentais e recursos tecnológicos para o contexto escolar no ensino da Óptica Geométrica, com alunos do ensino médio. Dessa forma, fazendo a utilização dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas da Óptica Geométrica, numa turma do ensino médio. Os resultados mostraram, a positividade da metodologia ativa, sala de aula invertida, e os benefícios do uso de recursos didáticos de baixo custo e tecnológico, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.
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    Jogos didáticos e o ensino de Física : uma proposta de recurso didático para o ensino de Eletrodinâmica
    (2023-12-05) Pereira, Amanda Mikaele Marques; Marques, Maria Danielle Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7367303830021148; http://lattes.cnpq.br/9668164096832929
    A falta de interesse no estudo da disciplina de Física pode ter diversas causas. Uma delas, que merece destaque é o ensino deficitário. Este, marcado pelo método de ensino tradicional e extremamente dependente do livro didático, é desenvolvido através de aulas baseadas na transmissão de informações e fórmulas, seguindo de aplicação desses por meio de exercícios pré-determinados pelo professor. A fim de buscar melhorias e trazer mudanças para tal cenário, o presente trabalho buscou desenvolver um jogo de tabuleiro para serem trabalhados conceitos de Eletrodinâmica, tendo em vista a potencialidade dos jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem. Uma vez elaborado, o referido jogo foi posto em prática com uma turma de 3 ano do Ensino Médio de uma escola de referência, localizada na cidade de Vertente do Lério, do estado de Pernambuco. A aplicação foi seguida de um questionário para que os alunos avaliassem o uso de jogos didáticos nas aulas de Física, dando a estes a oportunidade de exporem suas opiniões e sugestões. O respectivo trabalho apresentou resultados promissores, pois foi possível observar o interesse e o envolvimento dos discentes ao decorrer da aplicação do jogo, levando-os a desenvolver uma participação ativa.
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    Gamificação em sala de aula : relato de experiência sobre as potencialidades para o desenvolvimento da leitura no ensino médio
    (2023-09-28) Paixão, Marlí Rodrigues; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/5908539724470878
    O presente trabalho tem como propositiva relatar experiência com gamificação, associada ao processo de engajamento e desenvolvimento da leitura, evidenciando os resultados alcançados e discutindo sobre uma abordagem qualitativa das potencialidades pedagógicas dessa metodologia ativa. Segundo a ótica de Rodrigues et al (2022) e Aguiar (2021) na perspectiva da gamificação, o uso de games torna os conteúdos mais atrativos, gerando interesse e aprendizagem. Neste intuito, este estudo buscou investigar as potencialidades da gamificação no desenvolvimento da leitura, em uma das turmas do 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, na cidade de Afrânio-PE. Mediante o desenvolvimento das atividades previstas, foi perceptível o envolvimento dos alunos, assim como foi possível reconhecer que os jogos despertam um instinto competitivo e de aprendizagem, levando os alunos a exibirem suas habilidades leitoras. Concluímos, ao fim do estudo em questão, que o uso de novas metodologias para o ensino de leitura na Educação Básica pode ser uma estratégia eficiente para a formação de leitores engajados e autônomos.
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    A literatura no "novo" ensino médio: trilhas de análise documental do currículo de Pernambuco
    (2023-11-24) Freitas, Lucas de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    No Novo Ensino Médio, os estudos literários vêm sofrendo um apagamento com as mudanças recentes nos currículos escolares, demandadas pela Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017). Dessa forma, o Currículo de Pernambuco - CP (2021) reflete e reforça uma estratégia de pulverização e diluição da literatura nas orientações dos currículos das escolas pernambucanas. Então, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar concepções teóricometodológicas presentes no Currículo de Pernambuco (2021) direcionadas para a educação literária no contexto do “novo” Ensino Médio. Em termos do aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se em abordagens que discutem o lugar da literatura no Novo Ensino Médio - NEM, tendo em vista reflexão crítica no intuito de contribuir para a compreensão do espaço das orientações para o ensino de literatura no CP. Quanto ao desenho metodológico, tratase de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, com destaque para a análise documental do Currículo de Pernambuco (2021) do Ensino Médio em diálogo com as orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Portanto, fez-se necessário analisar, de forma crítica, o CP em suas orientações para os estudos literários, tanto nas competências específicas da área de Linguagens e suas Tecnologias, quanto nas habilidades do Organizador Curricular de Língua Portuguesa. Assim, pudemos compreender o lugar da literatura no Ensino Médio de Pernambuco.
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    O incentivo à leitura literária através da utilização da gamificação
    (2023-12-18) Vieira, Jéssica Steffani de Santana; Pascoal, Vinicius Gomes; http://lattes.cnpq.br/4337188466286981; http://lattes.cnpq.br/2627045707742889
    Este texto aborda o uso de metodologias ativas e gamificação na promoção da leitura literária e no ensino de literatura, com foco específico nos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual em Pernambuco/Brasil. Metodologias ativas incentivam os estudantes a desempenhar um papel ativo em sua aprendizagem, promovendo motivação e envolvimento significativo. A gamificação envolve a incorporação de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos para melhorar a motivação e a participação. O texto explora os benefícios potenciais do uso da gamificação no ensino de literatura, recorrendo a fontes acadêmicas para apoiar essas ideias. Também enfatiza a importância de fomentar o pensamento crítico e as habilidades de leitura na era digital e sugere que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para alcançar esse objetivo.
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    Podcast: gênero textual digital como ferramenta de incentivo à formação de leitores no ensino médio
    (2023-11-29) Silva, Ani Camila Gomes da; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440
    Este estudo objetiva investigar até que ponto a aplicabilidade do podcast pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio e de forma especial, para o desenvolvimento da leitura. O presente trabalho busca, de forma específica, identificar como o podcast pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das competências leitoras no Ensino Médio, reconhecendo possíveis implicações do gênero midiático digital em relação ao desenvolvimento leitor e analisar possíveis concepções teóricas que salientam a importância da contribuição do podcast como recurso didático. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental de caráter qualitativo, com base na análise de publicações acadêmicas que abordam temáticas relativas aos gêneros digitais, podcast e leitura no Ensino Médio. Como resultado, foi possível identificar as diversas possibilidades que o gênero digital podcast pode proporcionar ao desenvolvimento das habilidades de leitura e, concomitantemente, da oralidade, permitindo desde o desenvolvimento da compreensão leitora à inclusão social no ambiente educacional. Todavia, como qualquer nova metodologia, faz-se necessário tanto o preparo do docente que almeja utilizar o gênero em questão como o ambiente escolar deve dispor também dessas perspectivas com base em infraestrutura e instrumentos tecnológicos.
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    Formação de leitores no ensino médio: a literatura em cena
    (2023-11-10) Soares, Conceição Maria da Silva; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
    A formação de leitores no Ensino Médio é permeada por desafios que envolvem uma dinâmica bastante relevante no processo de ensino-aprendizagem do estudante. Isso pode ser feito por meio da leitura compartilhada em sala de aula, discussões e análises dos elementos literários, como personagens, enredo e estilo. O objetivo principal desta pesquisa é analisar estratégias e leitura para a formação de leitores críticos no Ensino Médio, considerando as potencialidades da literatura em processos de fruição estética no campo artístico-literário. Quanto ao aporte teórico, recorremos às abordagens de: Cosson (2021), Kleiman (2016), Soares (2004), Villard (1999), Martins (2006), Candido (1995), dentre outros autores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada em consonância com o Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes, Núcleo de Letras/ Língua Portuguesa EAD, da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE - UAEADTec. A pesquisa-ação foi conduzida em uma escola pública do estado de Pernambuco e envolveu um ciclo contínuo de avaliação diagnóstica, ação-reflexão-ação.A pesquisa começou com o mapeamento das opiniões dos alunos e outros envolvidos na escola sobre sua relação com a literatura. Com base nessas informações, foi desenvolvido um Plano de Ação Pedagógica (PAPE), seguindo modelo da sequência didática básica de Cosson (2021). Posteriormente, as etapas de ensino do PAPE foram aplicadas, aproveitando as características do gênero literário conto e integrando-o a outras formas de expressão artística. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de formas artísticas familiares aos estudantes, especialmente na fase inicial de motivação da sequência básica, teve um impacto positivo na forma como os discentes interpretavam as obras literárias e no desenvolvimento de sua capacidade crítica como leitores. Assim, as conexões dialógicas entre diferentes formas de expressão artística se mostraram estratégias eficazes na promoção da formação de leitores literários críticos.