02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    O ensino de História e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos anos finais do ensino fundamental : uma análise sobre os desafios e as possibilidades
    (2024-01-04T03:00:00Z) Pereira, Joabson Luiz; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/0126393687241277
    Este presente trabalho de conclusão de curso, tem como intenção inicial investigar a maneira como a academia buscou compreender os impactos das tecnologias no ensino do componente curricular de História, levando em consideração as mudanças e permanências perpetradas pelo período de ensino remoto, instaurado pelo contexto da pandemia de COVID-19, sendo esse o marco histórico/temporal. Para tanto, é preciso refletir, dentro de um objetivo geral, sobre formas de aprimoramento das práticas pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no contexto das aulas de História nos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de revisão bibliográfica publicada em teses e dissertações. Os textos selecionados ao longo da pesquisa são oriundos de meios acadêmicos reconhecidos pela comunidade científica, conforme já mencionado. Por isso, a pesquisa foi realizada diretamente em repositórios digitais de universidades ou em bibliotecas digitais que organizam a pesquisa nesses repositórios. Por exemplo, ao se utilizar o Repositório da UFPE, realizando a pesquisa o repositório apresenta por relevância e por ordem decrescente, teses e dissertações de outras áreas da educação envolvendo outros componentes curriculares. Os resultados provenientes dessa demanda foram satisfatórios, pois nota-se uma preocupação da academia, principalmente dos programas de pós-graduação e de mestrados profissionais. Porém, os autores não colocam toda a esperança de mudança e inovação nas ferramentas tecnológicas, mas sim, nas abordagens e metodologias que o professor irá utilizar junto aos discentes, na figura de mediador do conhecimento histórico. Outra questão vista como desafios a serem superados, ainda é a infraestrutura das escolas, conforma e pesquisa TIC Educação 2022 e a formação continuada dos professores, que sendo oferecida pela rede de ensino ou procurada pelo docente deve ir de encontro com a perspectiva de que o papel do professor de História é ainda mais urgente. Assim, há a necessidade da continuidade dos estudos interdisciplinares entre a Pedagogia e o Ensino de História, elementos que devem ser combinados desde o início da formação do professor deste componente curricular.