02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    Gêneros textuais no contexto sócio-escolar : a prática docente de língua portuguesa de uma forma dinâmica e interativa
    (2023-07-14) Melo, Geraldo da Silva; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/6894313898274143
    O presente artigo configura-se como relato de experiência e tem como tema: GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO SÓCIO-ESCOLAR: A PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DE UMA FORMA DINÂMICA E INTERATIVA. O trabalho tomará como base de sua construção os estudos de BAKHTIN, M (2011), BAZERMAN, C (2007), MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (2005), MORAIS, Regis de (2003), DIONISIO, Angela; BEZERRA, Maria Auxiliadora; MACHADO, Anna (2002); na Base Nacional Curricular Comum e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Objetivos específicos da pesquisa a partir dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio de Pernambuco: Observar as normas de funcionamento que regem a participação dos interlocutores de uma produção textual oral; registrar informações a partir da escuta de textos orais; planejar previamente o gênero oral considerando a situação discursiva; escolher a variedade linguística; promover a articulação entre as partes do texto; adequar expressões corporais/faciais e analisar o efeito de sentido de elementos típicos da modalidade. Na metodologia, o trabalho em sala de aula iniciou com uma introdução sobre o objetivo da referida mesa redonda, e com uma explanação a respeito dos temas que serão discutidos, debatidos e refletidos durante a realização. Assim, obtermos resultados sobre como os gêneros textuais contribuem para que a prática docente se torne mais eficaz e atrativa, como também que possibilite a formação de um cidadão crítico-reflexivo.