02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias
    (2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641
    A literatura infantojuvenil é um segmento literário que se dedica exclusivamente aos adolescentes e às crianças,inserindo o aluno ao processo de leitura. Com acesso ao livro didático, o aluno tem a possibilidade de ser um futuro leitor, desenvolvendo a sua criticidade de leitura em graus mais profundos. Neste sentido, o presente trabalho traz reflexões acerca do tratamento dado à literatura infantojuvenil nos exercícios propostos em livros didáticos de língua portuguesa no6º ano do ensino fundamental. Nesta perspectiva, trazemos uma análise do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português/Linguagens (6º ano), dos autores William Cereja e Thereza Cochar. O trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado no livro didático de Língua Portuguesa (coleção Português/Linguagens) para a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores no ensino fundamental/anos finais, tendo em vista atividades propostas para práticas de leitura literária. Os objetivos específicos são: Estudar a literatura infantojuvenil no processo de formação de leitores; Descrever principais gêneros textuais utilizados para atividades de leituras literárias infantojuvenis apresentadas na coleção de livros didáticos do ensino fundamental-Português/Linguagens (6º ano) e Analisar propostas de exercícios de leituras literárias infantojuvenis em livros didáticos de língua portuguesa, com foco na coleção Português/Linguagens (6º ano). Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Nela, pesquisamos estudos de importantes autores que trouxeram contribuições relevantes sobre a literatura infantojuvenil, como Zilberman, Lajolo, Pinheiro e Cosson.