02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa : um olhar sociolinguístico
    (2019-12-21T03:00:00Z) Cunha, Goreth Gomes da; Paulino, Suzana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/2572886882981004
    É pela língua que o sujeito se constrói na sociedade ou é excluída dela por meio do preconceito linguístico é um fenômeno que gera a exclusão social de quem não domina a norma padrão. A presente pesquisa teve por objetivo refletir sobre as variações e o preconceito linguístico no ensino de língua portuguesa, discutindo o papel do professor nesse processo. A pesquisa foi bibliográfica e exploratória, baseada nos pressupostos teóricos da Sociolinguística variacionista Bagno (1999), Bortoni-Ricardo (2005) e de documentos oficiais da educação. A escola é o espaço de reflexão e formação crítica dos estudantes e deve discutir em sala a importância de valorizar as variações linguísticas da sociedade. É importante que o aluno entenda que todas as variedades linguísticas são legítimas e próprias da cultura humana. Cabe aos professores adotar uma postura críticoreflexiva com relação ao ensino da língua portuguesa, conscientizando seus alunos sobre o fenômeno social e cultural das variações linguísticas. Por fim, a BNCC aborda as variações linguísticas superficialmente.