02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa: dos documentos oficiais da educação ao ensino de língua materna
    (2023-01-10T03:00:00Z) Andrade, Karlla Pessoa de; Ferreira Júnior, José Temístocles;  http://lattes.cnpq.br/6415276115481076; http://lattes.cnpq.br/1825913450330826
    A linguagem está na natureza humana e tem sido abordada por diferentes perspectivas no ensino de língua. podendo fazer uma compreensão, interpretação dos diversos textos que circulam o nosso contexto diário. A leitura é reconhecida como um importante eixo para o ensino de língua portuguesa, sendo fundamental para o desenvolvimento do processo de alfabetização promovendo a inserção dos alunos no mundo da cultura e do letramento. Tratase de um estudo de cunho bibliográfico, tem como proposta discutir e compreender as concepções de leitura e suas implicações para o ensino de língua portuguesa materna. Foram utilizadas como base alguns autores que enfatizam e defendem essa temática como Soares, Antunes, Koch; Elias, Marcuschi, Martins, Geraldi, Coracini, Paulo Freire. Foram utilizadas as plataformas Scielo e Google acadêmico, entre o período de 2016 a 2017 e livros com publicações entre 2016 a 2022. As concepções de leitura são essenciais aos professores para que possam se posicionar e intervir conscientemente nas práticas de leitura que oferecem aos seus alunos. Desse modo, foram postos em evidência algumas concepções de leitura, onde foi colocado o pensamento de muitos estudiosos que relatam a leitura com atividade interativa.