02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item A formação de professores na educação inclusiva(2021-07-30) Brito, Luanna da Silva; Silva, Suzankelly Maria da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866O presente trabalho, inserido na Problemática da Formação de Professores, teve como ponto de partida a questão: como a formação dos professores licenciados em pedagogia favorecem as práticas pedagógicas na educação inclusiva? Esta constatação fez desencadear a vontade de indagar se a prática educativa dos professores emergem as linhas de formação, no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência. Um tema relevânte visto a importância que os professores devem ter em buscar aprimorar seus conhecimentos, diante as formações ofertada assim assegurando um ensino e aprendizagem mais eficaz. Os objetivos do presente trabalho é discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema de ensino brasileiro, de acordo com a prática docente em sala de aula regular. A discussão desenvolvida baseou-se em teses acerca da formação docente, bem como estudos sobre formação de professores da educação especial. A pesquisa foi realizada com dados bibliográficos onde realizou-se uma análise conceitual e também uma análise subjetiva, onde foi colocado a opinião do pesquisador perante o tema tratado. Uma pesquisa com base, bibliográfica com análise de documentos, livros e materiais já existentes para análise. Logo, optamos também pela pesquisa qualitativa. A Pesquisa apresentada aqui indica a perpetuação do conhecimento predominante na educação especial, associada à carência da argumentação pedagógica e de discussões acerca do trabalho do professor, o que recoloca a necessidade de reflexão sobre qual a formação necessária à educação nacional e quais práticas educativas para atuar nessa modalidade. Os professores são os que lidam diretamente com os alunos, sendo o agente educador capaz de promover técnicas pedagógicas apropriadas para atender as diferenças. No final dessa pesquisa foi possível perceber que, estudos mais recentes confirmam a necessidade da melhoria na formação de professores como condição urgente e essencial para o desenvolvimento eficaz da inclusão.Item A literatura como aliada no processo de ensino/aprendizagem(2021) Rosa, Adriana Soares da Silva Lindozo; Guimarães, Maria da Silva; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866O presente trabalho tem como abordagem a literatura infantil no contexto escolar. A literatura infantil apresenta importante papel no processo de formação de leitores e na construção de saberes das crianças, enquanto seres em formação, que devem ser incentivadas a despertar interesses para construção de habilidades na sociedade em que vivem. A literatura é um recurso pedagógico, podendo ser utilizado no planejamento como alicerce para conduzir a propostas e contextos inovadores, além de explorar o imaginário, a autonomia, a criatividade, a participação e desenvolvimento integral da criança. Sendo assim, se trata aqui a problemática: de forma a literatura pode promover uma aprendizagem e desenvolvimento. Como objetivo: Refletir nas formas de propor uma literatura infantil na educação. Além de entender a importância da contação de histórias; Analisar as práticas pedagógicas da literatura na educação como um todo. O trabalho ainda foi realizado numa abordagem bibliográfica com cunho qualitativo, através de pesquisas e leituras em livros, artigos, sites e textos que dessem suporte a pesquisa inicial.Item As dificuldades das crianças com síndrome de Tourette em sala de aula(2021) Araújo, Josenalva Ferreira de; Silva, Maria de Fátima da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Este artigo teve como objetivo Identificar as dificuldades e os desafios necessários para a criança com Síndrome de Tourette em sala de aula, onde procurou compreender as dificuldades que pode ser encontradas por essas crianças, assim como as dificuldades dos professores e da própria família, tendo em vista que a Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neuropsiquiátrico marcado por tiques motores e vocais. A compreensão da patologia por professores torna-se importante, pois estudantes com a Síndrome de Tourette podem apresentar muitos problemas na aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão investigativa, onde o tipo de estudo será o da pesquisa exploratória, que está respaldada pela pesquisa bibliográfica. Apesar do primeiro caso de ST ter sido descoberto em 1825, mesmo assim a Síndrome de Tourette ainda é desconhecida para muitos. Alguns professores não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, o que acaba dificultando e muito o processo de aprendizagem dos estudantes. A criança com essa síndrome sofrem muita discriminação e bullying, e tem dificuldades no convívio familiar, escolar e social. Destacamos as dificuldades das crianças com Síndrome de Tourette e possibilidades que possam ajudar no processo de aprendizagem dos portadores.Item Contribuições na prática pedagógica com o uso da ludicidade para formação de professores da educação de jovem e adultos no ensino fundamental das séries iniciais(2021) Sousa, Hirvison José Matos de; Pereira, Lenilda Domingos; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866; http://lattes.cnpq.br/6616953112180184A Educação de Jovens e Adultos é hoje uma desafio cada vez mais necessária na busca de ter esses alunos presentes em sala de aula. Desta forma, a Ludicidade na EJA, do Ensino Fundamental das Séries Iniciais, pode transportar como estratégia auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema, levando a reflexão e a importância dos conhecimentos específicos no seu cotidiano. O presente artigo propôs responder, como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais contribuíram e quais as estratégias na ludicidade para práticas pedagógicas como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em tempo outrora na pandemia e em período pandêmico? No tocante pela busca das respostas desta questão, tivemos como objetivo analisar como a formação de professores da EJA do Ensino Fundamental das Séries Iniciais vem contribuir para práticas pedagógicas com o uso da ludicidade como uma estratégia facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa serão realizadas com os professores que lecionam ou lecionaram turma da EJA do ensino fundamental das series iniciais, da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife. Através de uma abordagem qualitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Que resultou que a ludicidade é uma estratégia didáticas capaz de ser uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem para os alunos da EJA. A pesquisa revelou a forma de repensar a educação de adultos e bem com a formação do egressos, entrevendo como um desafio para aqueles que se propõe na construção de uma educação emancipadora, afetiva e libertadora.Item O uso das Tecnologiais Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do ensino fundamental(2022-01-17) Araújo, Clayton Salvador de; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Sendo este um artigo de pesquisa qualitativa que usa a subjetividade, de forma pura ou seja, vindo para discutir ideologias, polemicas e teorias, exploratória na construção de hipóteses, bibliográfica feita através da internet, na qual sua busca foi baseada no google acadêmico entre o período de outubro a dezembro de 2021, por artigos e livros científicos brasileiros, atualizados publicados nos últimos quatro anos, e tendo como objetivo geral tornar o acesso às tecnologias digitais à população menos favorecida, bem como o objetivo específico: mostrar que é possível a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), de forma positiva no aprendizado dos discentes em sala de aula das escolas públicas de ensino fundamental deste país, bem como as dificuldades encontradas por profissionais e estudantes quanto a afinidade do uso dessas ferramentas tecnológicas em uso educacional, sobretudo a falta de políticas educacionais melhores por parte dos governantes em geral. Portanto, o computador e os demais aparatos tecnológicos são vistos como bens necessário, e o saber operacional constitui-se em condição de empregabilidade, conhecimento e domínio da cultura. Os resultados mostram por mais que se queira justificar, que ficou notório a falta de interesse por parte das autoridades competentes, em fazer maior investimento tecnológico na educação como um todo. Além da falta de capacitação e mediação prática para os profissionais educadores, com o uso das novas tecnologias, direcionadas à educação dentro da sala de aula como um método inovador, preenchendo lacunas e promovendo um novo aprendizado de forma lúdica e igualitária.Item Problemas emocionais podem provocar dificuldades na aprendizagem de crianças nas séries iniciais(2021) Silva, Gabriela Cabral da; Silva, Janaina Luciana da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866Muitas crianças apresentam problemas afetivo emocionais acarretados por inúmeras razões, os quais infelizmente acabam influenciando em seu comportamento e consequentemente em seu desenvolvimento no processo de aprendizagem desde as séries iniciais. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os impactos causados por problemas emocionais, buscando investigar como as relações familiares impactam diretamente na aprendizagem das crianças e em seu desenvolvimento social, bem como se os docentes estão preparados/capacitados para auxiliar e mediar o processo de aquisição do conhecimento, favorecendo de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem desses educandos. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica qualitativa, com base em artigos publicados no Google Acadêmico e com análise de diversas reflexões de estudiosos sobre comportamento e educação infantil, cuja verificação comprovou quão relevante é um relacionamento familiar saudável, para que a criança alcance êxito no âmbito escolar, bem como no social. Constatou-se também o quanto é importante a relação afetiva entre professor e aluno para o processo de desenvolvimento da criança e o quanto algumas atividades podem ajudá-las a aprenderem como lidar com suas emoções. Verificou-se que uma boa formação docente, assim como o trabalho em conjunto com todos os que fazem parte da comunidade escolar é primordial para o bom desenvolvimento afetivo emocional e educacional dos educandos. As crianças que apresentam problemas emocionais, quando auxiliadas adequadamente pelos docentes desde a educação infantil, aprendem a reconhecer, verbalizar e lidar com suas emoções, chegando à fase adulta com uma melhor saúde mental, uma vida social satisfatória e com seus conflitos bem elaborados. Portanto, é de fundamental importância ensiná-las a olharem pra dentro de si mesmas e falar a respeito de suas emoções. A pesquisa possibilitou ampliar o conhecimento a respeito do contexto emocional na aprendizagem das crianças, contribuindo positivamente para formação de profissional na educação visando um ensino de excelência.
