04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

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    Análise das orientações do currículo de Pernambuco para o trabalho com a variação linguística
    (2019-12-13T03:00:00Z) Cavalcanti, Paloma Agrelis; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/9098086086244833
    O presente trabalho analisará o trabalho com a variedade linguística no Currículo de Pernambuco, um documento criado em 2019 e que serve orientador do trabalho pedagógico nos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. A pesquisa se deterá aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), observando a variação linguística nas habilidades que o documento propõe em seu Organizador Curricular. Para realizarmos essa pesquisa de cunho documental, utilizamos como marco teórico-metodológico a Sociolinguística Variacionista, que teve como percursor Willian Labov (2008) e a Sociolinguística Educacional, amparando-nos nos autores Bortoni-Ricardo (2005) e Sgarbi & Roncália (2011). Na análise do documento, percebemos que algumas das habilidades dentro dos quatro eixos propostos - eixo da Leitura (doze habilidades), da Produção Textual (quatro habilidades), da Oralidade (quatro habilidades) e da Análise Linguística/Semiótica (quatro habilidades), observam as diversas variedades linguísticas, considerando todo o aparato que o aluno já traz consigo, o contexto comunicativo das atividades e textos trabalhados em sala de aula, e, a partir disto, trabalha para ampliar o repertório dos estudantes, considerando, dessa forma, todas as variações da língua Portuguesa como autênticas e legítimas.
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    Desenvolvimento humano integral: contribuições da psicomotricidade
    (2019-07-26T03:00:00Z) Pinto, Tainá Gomes; Araújo, Luiza Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0135396145333123; http://lattes.cnpq.br/4091658484116375
    As teorias sobre o desenvolvimento humano e a psicomotricidade nos apresentam uma maneira de compreender o sujeito como ser global. Percebendo a escassez da discussão sobre esse tema no curso de Letras, bem como as nossas experiências em sala de aula na graduação, e a necessidade de melhor compreender o desenvolvimento humano, chegamos à problemática, a saber, em que medida a psicomotricidade estimula o desenvolvimento integral da pessoa contribuído para os processos educativos em geral. Para responder essa inquietação inicial, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender o desenvolvimento humano integral, através das contribuições da psicomotricidade, refletindo brevemente sobre a sua relação com o campo educacional. A fundamentação teórica deste estudo se deu, principalmente, por perspectivas acerca do desenvolvimento humano e uma seleção de estudos sobre psicomotricidade no campo da educação. O estudo foi constituído por meio de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório por meio da qual permitisse obter um conhecimento básico sobre o tema. Os resultados apontam para compreensão da importância da psicomotricidade como uma teoria e um método de abordagem do desenvolvimento humano integral e da educação. Constatamos, assim, como esses conhecimentos podem colaborar para a prática pedagógica do educador, bem como ampliar a discussão do campo de estudo da psicomotricidade no curso de letras onde pouco se discute sobre esse tema.
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    A construção da identidade do nordestino nas canções de Dominguinhos: uma amostragem
    (2019) Cavalcante, Michael Fledson Lourenço; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/6686821094849698
    Este é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica que Garanhuns. Pretende estudar a vida e a obra de Dominguinhos, investigando em que pontos suas canções podem representar a identidade do nordestino. Para tanto, é preciso ter de fazer saber a origem do Nordeste e as práticas que as constituiriam. A perspectiva de identidade adota de a de Stuart Hall (2005), e suas considerações auxiliam na análise das suas canções. Constam, neste trabalho, a discografia completa de Dominguinhos catalogada em anexo, cada música com a especificação de seus compositores. Esta pesquisa soma a fortuna teórica sobre os estudos sociais e culturais que estudam identidade cultural realizados com a linguística aplicada em pesquisa documental interpretativista.
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    M Harmony BR: o uso de formalismos para a composição algorítmica baseada em conhecimento
    (2018-02-23T03:00:00Z) Silva, Vinícius Santana; Carvalho, Tiago Buarque Assunção de; Costa Junior, Jerônimo Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/6050271311748487; http://lattes.cnpq.br/7150833804013500; http://lattes.cnpq.br/8393251786005816
    Ao longo da história, diversos estudos buscaram introduzir o uso dos computadores em outras áreas do conhecimento, inclusive na música, várias pesquisas foram realizadas com a finalidade de mostrar a capacidade dos computadores em compor músicas. O presente trabalho teve como objetivo verificar a possibilidade da criação de um softwaresimples capaz de gerar harmonias de determinado estilo musical, por meio de gramáticas livres de contexto, baseadas no conhecimento obtido de composições musicais já existentes. O desenvolvimento da ferramenta teve como base a análise das características de dois estilos musicais distintos: Punk Rock e Sertanejo Universitário, por meio da coleta e análise de dados de 40 músicas. Posteriormente, a base de dados foi ampliada com a inclusão de 50 músicas do estilo Reggae e de 30 músicas do estilo Sertanejo Universitário, totalizando 120 músicas. Utilizando os dados extraídos da base de músicas foram geradas 3 gramáticas específicas para produção de harmonias de cada estilo analisado por meio de um algoritmo de composição. O estudo teve como resultado a produção de um aplicativo que compõe harmonias baseadas em conhecimento, que se mostrou útil no auxílio ao processo de composição musical.
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    Avaliação de desempenho de plataforma de provisionamento de contêineres de virtualização para computação em nuvem
    (2019-07-12T03:00:00Z) Oliveira, Felipe Dias de; Araujo, Jean Carlos Teixeira de; http://lattes.cnpq.br/2498961747789618; http://lattes.cnpq.br/5171703682108065
    Sistemas com arquiteturas baseadas em computação em nuvem (cloud computing) tem crescido nos últimos anos, principalmente porque constituem uma plataforma escalável de serviço robusto e de baixo custo. A tecnologia chave para a computação em nuvem é a virtualização, que permitiu a criação de ambientes virtuais de hardware simulando servidores físicos. Os sistemas de virtualização, possibilitam que a infraestrutura dos servidores seja melhor aproveitada, reduzindo custos e facilitando a manutenção de servidores. Virtualizadores, como o Xen e o KVM, são utilizados na virtualização de recursos computacionais, mas também são conhecidos por penalizarem a infraestrutura de nuvem com overheads. Em contrapartida, os virtualizadores baseados em contêineres, como LXC e Docker, mostram-se promissores para serem utilizados como base para o provimento de serviços na nuvem, pois utilizam menos recursos para simular ambientes isolados. Diversos trabalhos avaliaram o impacto causado pela camada de virtualização em serviços hospedados dentro da infraestrutura virtualizada, sendo importante para que se conheça como diferentes aplicações sofrem interferência das técnicas de virtualização. Este trabalho propõe uma avaliação de desempenho de uma plataforma de virtualização baseada em contêineres, o Docker, para caracterizar a utilização de recursos em cenários de computação em nuvem. Diferentes cargas de trabalho foram aplicadas considerando diferentes modelos de serviços. Os resultados evidenciam a boa gestão de recursos do Docker em modo simples.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO)
    (2019-06-16T03:00:00Z) Rodrigues, Mateus Resende; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085
    Nos últimos anos, vem se discutindo as vantagens da aplicação de tecnologia nas mais diversas áreas, a fim de melhor atender às necessidades da sociedade. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais (LMTS) surgiu visando esse crescente cenário de desenvolvimento de tecnologias, o LMTS tem como um de seus principais focos o desenvolvimento de tecnologias livres, para o auxílio da população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório, três atividades realizadas no LMTS, o desenvolvimento de um software com o intuito de auxiliar piscicultores da região a melhor gerenciarem suas pisciculturas, de forma mais ágil e organizada, que possa trazer um maior desenvolvimento para sua profissão. O desenvolvimento do site do concedente (LMTS), com o intuito de reunir todas as informações relacionadas ao laboratório, aumentando assim sua visibilidade. E a configuração das máquinas de desenvolvimento, para que o trabalho pudesse acontecer de forma mais fluida. O presente relatório contempla as principais atividades, bem como seus resultados, realizadas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) (Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais)
    (2019-07-15T03:00:00Z) Santos, Eberson Nascimento; Rocha, Rodrigo Gusmão de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4654692334430085; http://lattes.cnpq.br/0397394471678923
    As tecnologias sociais são produtos, técnicas ou metodologias que vêm demonstrando sua relevância no decorrer dos anos, pois viabilizam um novo modelo de produção da ciência e da aplicação da tecnologia em favor da qualidade de vida das pessoas. Atualmente, prefeituras, empresas e universidades mundo afora têm focado na necessidade de desenvolver tecnologias sociais. O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Sociais da UFRPE-UAG segue esta tendência de desenvolvimento com a intenção de promover transformação social para a população. Objetivou-se com a realização do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) desenvolver dois exemplos de tecnologias sociais, conhecidos por Vô na Feira e Educação Especial. A finalidade do primeiro é acelerar os processos que são intrínsecos aos grupos de consumo responsáveis, como administração e compras, os tornando mais práticos e robustos. Já o segundo tem por finalidade ser o meio de comunicação entre os principais agentes envolvidos no Atendimento Educacional Especializado (AEE): professores do ensino regular, professores de AEE e os responsáveis dos alunos. O presente relatório contempla as principais atividades realizadas para atingir este objetivo e mostra os resultados obtidos até o momento. O ESO foi realizado na UFRPE, localizada na cidade de Garanhuns-PE, no período de 12/03/2019 à 08/07/2019, com carga horária de 20 horas semanais.
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    Um estudo sobre a abordagem da subtração de números naturais em livros didáticos de matemática utilizados na Rede Municipal de Ensino de Paranatama
    (2019-12-11T03:00:00Z) Oliveira, Tânia de Melo; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084; http://lattes.cnpq.br/1577821433441956
    O presente trabalho tem como intuito apresentar os resultados de uma análise didática com foco especifico na operação matemática subtração com números naturais; utilizando como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. As dificuldades dos estudantes em relação a esta operação são recorrentes e diversas. Sabendo-se que os livros didáticos se constituem como instrumentos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem, mas nem sempre promovem estratégias para desenvolvimento das habilidades necessárias para resolver diferentes situações, buscamos compreender como livros didáticos de matemática para os anos iniciais abordam situações envolvendo a operação fundamental subtração com números naturais. Especificamente analisamos atividades e explicações e recursos didáticos que envolvem as ações de retirar, comparar e completar propostas nos capítulos que tratam o tema e no manual do professor dos livros dos 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, utilizados na rede municipal de ensino da cidade de Paranatama -PE. A Pesquisa é do tipo documental com abordagem qualitativa e com certo aspecto quantitativo. O método utilizado é indutivo, pois não há concepções pré-formadas, nem considera hipóteses prévias. Os dados obtidos apontaram que a quantidade de situações que abordam as ideias de retirar, comparar e completar é insuficiente nos dois volumes. Dentre as estratégias de cálculo sugeridas destacam-se o uso do algoritmo convencional a partir do recurso à ordem superior ou “método do empréstimo”, e também a subtração do mesmo valor no minuendo e no subtraendo, especialmente quando há zeros no minuendo; cálculo mental, arredondamento e a reta numérica também foram utilizados para desenvolver estratégia de raciocínio. Em relação aos recursos destacaram-se a reta numérica, a calculadora e o material dourado.
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    Um olhar sobre a inclusão: experiências e vivências de um aluno surdo no ensino superior
    (2019-12-16T03:00:00Z) Ferreira, Késsia Thalita Rodrigues de Sousa; Sarmento, Viviane Nunes; http://lattes.cnpq.br/3585393100374728; http://lattes.cnpq.br/4109459459975847
    Esta pesquisa foi desenvolvida em uma universidade localizada na cidade de Garanhuns-PE, teve por objetivo identificar as ações desenvolvidas na instituição que visam à entrada e permanência de um estudante surdo no curso de pedagogia, comparando suas experiências e vivências com a de um ex-estudante surdo, formado nesse mesmo curso. Buscou-se conhecer as concepções políticas e pedagógicas que permeiam a inclusão do estudante surdo nos espaços da universidade. Para isso utilizou-se de entrevistas e observações como técnica de coleta de dados. A pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa, contou com a participação de oito professores, dois intérpretes e dois surdos. Para uma melhor compreensão sobre o tema, optou-se por fazer um recorte histórico sobre os principais acontecimentos sociais e políticos que precedem a perspectiva da inclusão. Para tanto, teve como aporte teórico os estudos de Vasconcelos (2006 e 2018), Skliar (1998; 1999 e 2005) dentre outros. Percebeu-se que se faz necessário e urgente uma educação pautada na diferença e no respeito aos direitos da pessoa com surdez, oportunizando avanços para todos, uma vez que, assim como na universidade, a sociedade ainda vive um momento confuso sobre o que fazer para que aconteça de fato a inclusão, quando as políticas públicas e a legislação vigente mostram que é direito do surdo estar em sala de aula e ter as condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem. O estudo mostrou também a necessidade de uma maior propagação e uso da língua de sinais por toda a comunidade acadêmica, pois é através da língua e sua interação com o mundo que o ser humano se constitui.
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    Base Nacional Comum Curricular: indicativos para o letramento matemático no eixo temático números no 1º ciclo do Ensino Fundamental
    (2019-02-08T02:00:00Z) Rocha, Iago Felipe Ferreira; Teles, Rosinalda Aurora de Melo; http://lattes.cnpq.br/8888500885370084; http://lattes.cnpq.br/7083518666672087
    O ensino de Matemática em muitos momentos pode ser visto como um processo complexo e difícil, contudo algumas perspectivas de ensino podem corroborar para a ruptura desses paradigmas. Neste trabalho defendemos a perspectiva do letramento matemático como um meio desencadeador para facilitar o processo de escolarização e formação para cidadania. Tivemos como aporte teórico: Fonseca (2004); Soares (2003); D‟Ambrósio (1993); Silva et al (2016); Freire (1999); Danyluk (1994); Galvão & Nacarato (2013) e entre outros. Neste estudo analisamos quais os indicativos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que busca a normatização do ensino brasileiro garantindo direitos de aprendizagem no âmbito nacional, aponta para o Letramento Matemático no eixo temático números para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, especificamente nos objetos de conhecimento e nas habilidades para os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Foram construídas categorias de expressões para analisar estes indicativos: Cotidiano; Problemas Significativos e Interesse; Estratégia e Registro Pessoal; Resolver e Elaborar Problemas e Não foi utilizada expressão. Nos 21 objetos de conhecimento propostos para o 1º ciclo, nenhum faz menção explícita ao letramento matemático; dezesseis das 21 habilidades apontam indicativos para o mesmo. Em todas as habilidades do primeiro ano foi identificada uma expressão que faz referência ao Letramento Matemático. No segundo ano, quatro expressões foram contabilizadas e em duas habilidades nenhuma expressão foi encontrada e no terceiro ano apenas quatro das sete habilidades abordaram uma das expressões pré-definidas, e três não fizeram referências. A expressão que mais apareceu é “estratégia e registro pessoal” e a que menos aparece é “cotidiano”. A partir disto propomos sequências de atividades, embasadas na perspectiva do Letramento Matemático, partindo de três perspectivas de ensino de Matemática: o uso jogo, a etnomatemática e a literatura infantil, que a nosso ver poderiam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem neste eixo temático. Utilizamos como tipo de pesquisa, a documental, para nos orientar enquanto a coleta de dados e a análise dos dados foi utilizado a perspectiva da análise do conteúdo.