04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pesquisa de protozoários em caninos domésticos no Município de Águas Belas, Pernambuco
    (2019-01-07) Silva, Samuel Souza; Ramos, Rafael Antonio do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2384915943197683
    Os cães são susceptíveis à infecção por uma ampla diversidade de protozoários, e dentro desse grupo é importante ressaltar a Leishmania infantum causadora da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), o Trypanosoma cruzi que causa a Tripanossomose e a Babesia sp. que causa a Babesiose. Clinicamente os animais acometidos por estes agentes apresentam-se desde assintomáticos até manifestações clínicas variadas. Desta forma, objetivou-se neste estudo detectar cães expostos a L. infantum, e infectados por T. cruzi e Babesia sp. no município de Águas Belas, Pernambuco. Amostras sanguíneas (n = 73) foram obtidas e analisadas através do teste imunocromatográfico TR-DPP Leishmaniose Visceral Canina e microscopia do esfregaço sanguíneo para detecção de T. cruzi e Babesia sp.. Das amostras analisadas 20,55% (15/73) reagiram ao teste imunocromatográfico. Por outro lado, na análise microscópica de esfregaço sanguíneo todas as amostras resultaram negativas. Diante disso, conclui-se que os cães residentes no município de Águas Belas foram expostos a L. infantum sendo importante a adoção de medidas preventivas para o controle da LVC e consequentemente da leishmaniose humana.