04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947
Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Aplicação do controle estatístico de processo para o envase de garrafas de iogurtes em uma indústria de laticínios(2019-11-28) Lima, Larissa Tenório de; Silva, Suzana Pedroza da; Sales Filho, Romero Luiz Mendonça; http://lattes.cnpq.br/4252707165390630; http://lattes.cnpq.br/6336405663208451; http://lattes.cnpq.br/9335152721506074Nos dias de hoje, a qualidade é sinônimo de produtos ou bens e serviços dentro dos padrões estabelecidos, englobando as exigências do cliente, e ainda proporcionando seguridade. Isso faz com as empresas busquem ferramentas para melhoria dos processos, tenham um maior controle de seus insumos e associem a qualidade ao crescimento do seu negócio. Porém dentro dos processos existe variabilidade, podendo estar presente desde a seleção da matéria-prima até a saída do produto terminado, o que resulta em produtos de baixa qualidade. O controle estatístico de processo auxilia diretamente na detecção das causas dessa variação, podendo ser uma excelente ferramenta para manutenção de um processo controlado e rentável. Esse trabalho foi realizado em uma indústria de grande porte em Garanhuns-PE com o objetivo de aplicar o controle estatístico de processos em uma linha de produção de iogurtes, buscando agregar ainda mais qualidade ao processo, e detectar as causas para variação do peso líquido desses produtos. O método de amostragem sistemática foi realizado para coletar as amostras na linha de produção. As pesagens das amostras foram realizadas em balança analítica, obedecendo a frequência estabelecida de coleta para pesagem de cada amostra. Foram feitos os gráficos de controle e de monitoramento para as variáveis (Gráficos de média (𝑋̅) e amplitude (R)), além de terem sido plotados gráficos de controle para o monitoramento do processo para atributos da embalagem do produto acabado (Gráfico de número de defeitos na amostra (C)). Sugeriu-se novos limites de especificação para o processo e verificou-se que com eles o mesmo tornou-se capaz, para que isto seja possível é necessário a análise das causas especiais do processo, realizada através do uso de diagrama de causa e efeito, a fim de eliminá-las, tornando assim o processo sob controle. O gráfico para atributos mostrou que existe 0,38 defeitos por coleta de dados. Os gráficos de monitoramento apontaram que as variáveis e atributos monitorados estão sob controle. Esse trabalho monitorou uma variável e alguns atributos identificados na linha de produção de iogurtes, seus resultados possibilitam a ampliação da implementação em outras linhas da fábrica, de modo a perpetuar a aplicação do CEP nas etapas de todo processo.
