04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Atividades lúdicas na educação infantil: diálogos entre organização curricular e o cotidiano
    (2019-02-05T02:00:00Z) Cordeiro, Thais do Nascimento; Oliveira, Robson Santos de; http://lattes.cnpq.br/4215662836134397; http://lattes.cnpq.br/9604232469811580
    Este trabalho teve como objetivo geral relatar experiências satisfatórias com atividades lúdicas desenvolvidas em uma turma de Educação Infantil, em uma creche no município de Garanhuns-PE. Procurou-se demonstrar a importância de atividades lúdicas na Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Foi realizada a análise de algumas atividades lúdicas que foram desenvolvidas pela docente com as crianças, análise de como acontece à avaliação na Educação Infantil nesta turma, e também foi analisado o espaço físico da creche onde foi desenvolvida a pesquisa. Para isso nos embasamos em estudiosos da área de educação infantil e ludicidade como: Froerbeel, Piaget, Arce, e documentos oficiais LDB/96, BNCC, Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil, entre outros. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo etnográfica, pois compreender os fenômenos em seu cotidiano, para essa pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados a observação, registro fotográfico e o questionário. Ficou evidente que as atividades lúdicas desenvolvidas na turma tem uma contribuição significativa para o aprendizado das crianças, contribuindo assim como uma das estratégias de ensino utilizada pela docente no processo de ensino-aprendizagem.