04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947


Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A avaliação na educação infantil: diálogos entre a prática e as orientações curriculares oficiais
    (2019) Araújo, Alane Bezerra de; Silva, Valdirene Moura da; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487; http://lattes.cnpq.br/4655030711606668
    Este estudo buscou apresentar um pouco sobre a prática docente da Avaliação na Educação Infantil, a partir do qual realizamos um diálogo entre a prática e as orientações curriculares oficias para avaliar na referida etapa, neste estudo buscamos como objetivo geral: analisar as estratégias avaliativas presentes na prática docente da Educação Infantil, e para compor esta pesquisa elencamos os seguintes objetivos específicos: Identificar o percurso da avaliação na Educação Infantil; assim como, verificar as contribuições da avaliação para os processos de ensino e aprendizagem e por fim, pontuar as ações avaliativas presentes na prática docente na Educação Infantil. Nossa pesquisa se enquadra no tipo etnográfica com abordagem qualitativa, pois buscamos nos inserir no campo e compreender o comportamento de determinados sujeitos. A pesquisa possibilitou o enriquecimento de conhecer na prática como de fato acontece a Avaliação na Educação Infantil, e, principalmente da necessidade de um olhar diferenciado durante essa etapa de ensino, considerando que a avaliação possibilita reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem.