Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado
    (2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910
    Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar
    (2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512
    O mercado de beleza masculino está em constante transformação, e a compreensão dos hábitos de consumo desse público, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair os consumidores masculinos, são fundamentais. Este estudo visa preencher uma lacuna na pesquisa sobre o consumo de produtos e serviços de estética pelo público masculino, empregando a integração do marketing com o estudo de gênero para gerar ferramentas e táticas eficazes. Por meio da identificação das características desse público, da análise de suas necessidades e motivações, bem como da proposição de estratégias de marketing personalizadas, busca-se contribuir para o crescimento e aprimoramento do mercado de beleza voltado para os homens e, em particular, para as clínicas de estética. Este projeto empregou uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica, bem como uma abordagem quantitativa, empregando questionários como instrumento de pesquisa. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa por meio de questionário direcionado ao público-alvo, composto por homens consumidores de serviços de estética e de produtos cosméticos. O objetivo é compreender como o marketing e o estudo de gênero podem gerar ferramentas e estratégias que despertem o desejo e atraiam o público masculino para consumir serviços de estética e produtos cosméticos. Isso levando em consideração as transformações socioculturais ao longo do tempo e como essas mudanças influenciam o comportamento humano desse novo modelo de consumidor. Reconhecendo que o mercado de beleza é um setor em constante expansão e inovação, tanto em termos de produtos quanto de serviços, e sendo um dos segmentos mais promissores, a indústria da beleza impulsiona a economia brasileira e cria inúmeras oportunidades. O interesse dos homens pelo autocuidado tem contribuído significativamente para esse crescimento. Os resultados desta pesquisa mostram as principais motivações que influenciam no comportamento de consumo de homens, apontando a opinião de amigos e familiares como principal fator de influência, seguido da opinião de especialistas. Por fim, pode-se perceber que o grupo pesquisado indicou a autoimagem e o bem-estar pessoal como motivações principais para o consumo de produtos e serviços de estética.
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    Consumismo verde: o paradoxo entre o capital e a crise ambiental, com a venda de soluções em potes
    (2021) Lopes, Yasmin Gonçalves; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/1249005258212414
    O consumismo verde — ato de compra impreterível de produtos “verdes” — é a nomeação aqui feita, sobre o fenômeno socioeconômico do século XXI, que manifesta uma crescente oferta e demanda por produtos eco-friendly ou amigos do verde. O presente estudo possui como objetivo analisar o fenômeno do consumismo verde diante do sistema econômico capitalista, bem como a percepção da Sociedade de Consumo sobre o mesmo, por meio da observação do desvio sistemático e o fake green, assim como a investigação sobre o aumento do consumo de produtos eco-friendly ou amigos do verde, verificando-os como possíveis soluções em potes. Diante dessa perspectiva, a percepção dos consumidores sobre o marketing verde e o greenwashing é de suma importância, bem como a averiguação do sentimento de culpa e ansiedade nos jovens tecnologicamente ativos perante a atual crise ambiental. O intuito deste trabalho é produzir uma pesquisa básica estratégica perante o fenômeno da Sociedade de Consumo, denominado como consumismo verde. Baseado na pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa, método hipotético-dedutivo, portando os procedimentos elaborados a partir do estudo bibliográfico, documental e de levantamento. Os resultados obtidos através da manifestação do desvio sistemático capitalista mostram claramente a correlação e perpetuação do desvio por meio do fake green ou falso apoio à causa ambiental. Levando ao aumento de produção e consumo de produtos eco-friendly, vistos simbolicamente devido à falha educacional, através das estratégias do marketing verde, como positivas soluções em pote. Dando subsídio ao greenwashing e suas falsas propagandas “ecológicas”, baseado na economia de engano, assim como a demonstração da proporcionalidade direta entre o aumento do consumo de produtos, incluindo os amigos do verde, com o aumento da devastação ambiental, demonstrando o olhar do consumidor crédulo. Destaca-se assim, o sofrimento socioambiental da Sociedade de Consumo. Onde população e meio ambiente são explorados, chegando a números catastróficos na perda da biodiversidade, assim como o adoecimento mental dos jovens, que se sentem culpados, desamparados e ansiosos perante os ecocídios, julgando-se traídos pelos governos.