Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Relações de consumo com as tecnologias digitais de informação e comunicação: o caso da Nat Natura no Twitter
    (2024-10-04T03:00:00Z) Santos, Melyssa Ingrid dos; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/2698814524148772
    Em virtude do crescente uso e personificação de assistentes virtuais, por parte de empresas na busca de melhor atender sua clientela e por dessa maneira estarem atingindo novos arranjos na relação cliente-empresa, surgiu a necessidade de compreender melhor como acontece esse crescente fenômeno e quais efeitos ele produz na nossa atual sociedade de consumo. Portanto, este trabalho objetivou (i) relacionar a Cultura da Convergência com o surgimento das novas relações de consumo; (ii) identificar como a Natura e a Nat Natura são percebidas pelas consumidoras e quais efeitos ela gera nas novas relações de consumo; (iii) analisar o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter; (iv) além de identificar e analisar os elementos que caracterizam a representação da marca para as novas consumidoras, por meio de análise de dados provenientes de questionário aplicado ao público. Para obtenção dos resultados, foram observados os níveis de conhecimento e envolvimento dos consumidores relacionados à brand persona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de leitura bibliográfica e foi analisado o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter. Deste modo, foram selecionadas e analisadas 6 publicações de seu perfil no Twitter, que obtiveram maior engajamento e alcance entre setembro de 2022 a agosto de 2024. Os resultados apontam que é na informalidade da linguagem, na utilização de semelhanças de gostos, identidade e valores com seu público que a persona Nat Natura busca representar e criar conexões mais pessoais com seus novos consumidores.
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    A experiência de estágio em Ciências do Consumo na unidade de atendimento do PROCON Pernambuco em Camaragibe/PE
    (2023-09-12T03:00:00Z) Matias, Beatriz Lins; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/5025084228056234
    O presente trabalho resulta da experiência de Estágio Supervisionado Não Obrigatório (ENO), posteriormente alterado para Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), realizado no período de 02/01/2023 a 09/09/2023, no Procon/Camaragibe, órgão de proteção e defesa do consumidor situado no centro da cidade de Camaragibe/PE que está inserido dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) da Prefeitura Municipal de Camaragibe (PMCG). Devido a inquietações acerca das relações de consumo, tive o interesse em estagiar e vivenciar a experiência de funcionamento em um órgão de defesa de consumidor/a. Por acreditar que um órgão de defesa de consumidor/a não está somente apto para proteger, mas também para educar consumidores/as e assim, contribuir para o exercício da cidadania por parte dos mesmos, é que tive o interesse em aliar o conhecimento obtido na vida acadêmica ao Procon Camaragibe. O estágio teve o objetivo de desenvolver um trabalho de educação para o consumo, através de palestras e ações educativas, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso de Ciências do Consumo. Em virtude da necessidade do órgão, foram realizadas diversas atividades. Dentre essas, realização de oficinas temáticas sobre consumo e educação do/a consumidor/a, promoção de ações em espaços públicos, elaboração de materiais educativos, divulgação das ações do Procon/Camaragibe, organização e gestão processual, planejamento, organização e controle das atividades, atendimento online e presencial de consumidores/as, notificação de empresas, abertura de reclamações e avaliação mensal das atividades direcionadas pela coordenadoria do posto de atendimento. Dessa maneira, foi possível dimensionar o trabalho desta instituição, como também acompanhar administrativamente o seu funcionamento. Essa experiência contribuiu para entender o trabalho e a responsabilidade que o Procon Camaragibe possui para a sociedade.
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    A responsabilidade do fornecedor e a satisfação do/a consumidor/a na resolução de danos em aparelhos eletrônicos: um estudo no PROCON Recife
    (2023-09-12T03:00:00Z) Linden, Sarah Maria Silva van der; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875
    Essa pesquisa teve como objetivo verificar, no Procon Recife, como ocorre a resolução da demanda do/a consumidor/a no âmbito do vício de aparelhos eletrônicos e se o comportamento das empresas e fornecedores/as perante o dano do produto está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Para isso foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e com roteiro de entrevistas semiestruturado com consumidores/as e o acompanhamento de suas audiências de conciliação mediadas pelo Procon Recife. Foi observado o comportamento do consumidor/a, a conduta das empresas após a venda do produto, a experiência do/a consumidor/a no auxílio em caso de ocorrer dano ao produto e como isso interfere em uma relação de consumo equilibrada. Entre os resultados, destacamos a inoperância das empresas para resolução do problema e a insatisfação do consumidor perante essa situação. Por fim, nas conclusões é ressaltado a necessidade da educação para o consumo, tanto para consumidores/as como para fornecedores. Evidenciamos, especialmente, a educação para o consumo para empresários/as e fornecedores/as como função social para uma melhor harmonia nas relações de consumo e a importância da contribuição do Cientista do Consumo nesse processo.