Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok(2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.Item #VolteiRecife: estratégia e protagonismo no primeiro carnaval pós-pandemia(2025-03-12) Souza, Ketley Maria de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/0387623082527904Desde suas origens no Brasil, o carnaval incorpora elementos que, em diálogo com diferentes manifestações culturais, expressam de forma singular a complexidade da identidade brasileira. Na cidade do Recife, essa manifestação possui um forte valor cultural e econômico, além de particularidades e contradições próprias. Com a chegada da pandemia do Covid-19, o evento passou por uma pausa em sua realização tradicional. Após dois anos, o carnaval de 2023 marcou o retorno da festa, e coube à Prefeitura do Recife realizar essa comunicação. Esse estudo propõe uma análise sobre como ocorreu a abordagem dessa retomada na estratégia de comunicação digital da prefeitura. Para essa finalidade, refletimos sobre o impacto que o carnaval possui para o Recife, analisando como a pandemia afetou a sua realização. Dentro desse contexto, observamos como a comunicação digital dos órgãos públicos se articulou, analisando os principais formatos e elementos utilizados nas publicações do Instagram da Prefeitura do Recife sobre o carnaval de 2023. A relevância do estudo é apresentada uma vez que ele pode servir para revelar o carnaval como manifestação cultural, identificar as consequências da sua suspensão, assimilar os desafios e expectativas envolvidas no processo de retomada, compreender as possibilidades que o digital traz para a comunicação pública, trazer melhorias para futuras campanhas de divulgação de eventos culturais e evidenciar o carnaval como estratégia política. Selecionamos para a análise os conteúdos publicados entre os dias 27 de janeiro de 2023 e 25 de fevereiro de 2023, realizando a leitura flutuante, exploração do material e o tratamento dos resultados. Os achados indicam que a Prefeitura do Recife esteve em constante tentativa de aproximação com o público, e para isso, buscou internalizar o carnaval, institucionalizando a festa e fazendo com que a divulgação da retomada tomasse um forte aspecto político de validação do órgão público. Ao concluir esse trabalho, percebemos que o carnaval simboliza muito mais do que uma celebração da identidade popular. Ele também se configura como um espaço onde o poder público busca afirmar sua presença e seu papel diante da sociedade.