Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Aspectos culturais sobre o consumo de licor no Brasil: uma revisão bibliográfica(2023-09-22) Capella, Aynoara Chaves; Silva, Celiane Gomes Maia da; Capella, Yasodhara Nazareth Chaves; http://lattes.cnpq.br/2063458772389848; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/5956673424271148Segundo a legislação brasileira, o licor é a bebida com graduação alcoólica de 15 a 50% em volume a 20°C e um percentual de açúcar superior a 30g/L, elaborado com álcool etílico potável de origem agrícola ou destilado alcoólico simples de extratos ou substâncias de origem vegetal, substâncias aromatizantes, saborizantes, corantes e outros aditivos permitidos em ato administrativo complementar. O volume de vendas se mantém ao redor de 7 milhões de litros anuais, representando 2,9% do mercado brasileiro de bebidas alcoólicas, o que faz o consumidor nacional dividir sua atenção entre os licores de produção informal e as grandes marcas nacionais e importadas. Dados apontam que o consumo de licores no Brasil cresce em torno de 5% ao ano, fato que motiva o investimento neste setor e aumenta as oportunidades de mercado. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o consumo de álcool e especialmente de licor no Brasil e entender os motivos que levam os brasileiros a consumir este produto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e explicativo para elucidar motivações que levam ao consumo do licor. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser alto no Brasil, o consumo de licor ainda é baixo, sendo seu maior consumo nos estados do Nordeste e apenas durante os períodos de festejos juninos. O licor é uma bebida consumida em sua maior parte por mulheres, dado o seu sabor doce. Também percebeu-se que, para os entrevistados em duas pesquisas o preço do produto não é algo relevante no momento do consumo, porém nenhuma delas relata a qual classe social pertencem os entrevistados. Visto que cerca de 70% da população brasileira vive com até 2 salários mínimos, sendo que 35,63% recebem até um salário mínimos, é de se esperar que bebidas mais baratas, como cerveja ou cachaça, sejam mais consumidas. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias, visto que a bibliografia disponível é carente em relação às causas culturais e mercadológicas do consumo dessa bebida.Item Conhecimento e percepção de estudantes da UFRPE sobre alimentos probióticos(2023-04-24) Santana, Nathália Cavalcanti Marques; Silva, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/0753808015727838Os alimentos funcionais têm se tornado uma tendência global no contexto da alimentação saudável e os probióticos demonstram ser aliados importantes nessa busca por melhores hábitos alimentares. Pensando nesse crescente mercado, a pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento e a percepção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) sobre alimentos probióticos. Com esse intuito, o estudo possui um caráter descritivo, abordagem quanti-qualitativa e utiliza o procedimento de Survey. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de formulários online elaborados no Google Forms. As respostas obtidas demonstraram que significativa parcela dos estudantes souberam definir corretamente os probióticos, destacar os termos mais importantes e apontar de forma correta os benefícios associados a esses alimentos. Contudo, ainda não consomem com frequência suficiente para obter as vantagens oferecidas por esses alimentos. As motivações para consumo mais apontadas estavam relacionadas à facilidade de encontrar os produtos nos supermercados, às leituras acadêmicas, às propagandas nas redes sociais e a indicação médica ou nutricional. Assim, constatou-se que os estudantes possuem um bom nível de conhecimento e percepção em relação aos alimentos probióticos, aos seus benefícios e aos termos relacionados a área, mas ainda precisam consumi-los em quantidades adequadas e regularmente.
