Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
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Item A Nordestesse e o Nordeste(2024-03-08) Paixão, José Guilherme Lima da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316O presente trabalho versa em uma pesquisa sobre a plataforma Nordestesse e tem como objetivo analisar as suas possíveis mudanças na visão da Região Nordeste ao se tratar de consumo de moda, considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se para o debate do conceito de identidade e slow fashion dentro do comércio sustentável. Metodologicamente foi analisado de forma qualitativa e os resultados foram analisados de forma descritiva. O motivo de realizar esse estudo é debater a identidade nordestina dentro do comportamento do consumidor de moda que está mudando para um modo mais sustentável, e em como a plataforma Nordestesse pode ajudar nessa questão.Item Análise da motivação do consumidor para bens falsificados: um estudo de caso na indústria da moda(2023-09-06) Santos, Rebeca Brandão dos; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0012117413384643O objetivo desta pesquisa é levantar subsídios para uma reflexão teórica, a partir da análise do problema da naturalização e do crescimento do uso de objetos falsificados e pirateados, também conhecidos como réplicas, com o intuito de melhorar a compreensão sobre as motivações na compra e utilização desses produtos, além da satisfação dos consumidores contemporâneos. Para atingir o objetivo do projeto serão realizadas pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, coleta de dados com aplicação de formulário digital e utilização do método de observação e comparação na abordagem da pesquisa, utilizando a abordagem qualitativa com usuários de moda falsificada. Como resultado deste projeto, espera-se que ocorram discussões sobre o aumento deste consumo específico, tendo em conta os seus preços mais acessíveis, que proporcionam maior facilidade de aquisição no mercado ilegal. Além disso, espera-se argumentar o pressuposto da inclusão social por meio do vestuário no uso de itens que caracterizam a identidade e o pertencimento a grupos específicos.Item Investigação do direcionamento do mercado por meio dos motores de busca(2023-04-28) Campelo Neto, Geraldo de Oliveira; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316O objetivo deste artigo é investigar como as empresas utilizam os motores de busca para direcionar o mercado, explorando as principais estratégias utilizadas e os resultados obtidos. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, tipo narrativa, que utilizou seguintes bases de dados, Gale, ASC oriundos do periódico CAPES, além de EBSCO e Google Schoolar e instituições fidedignas. Após a busca foram utilizadas 21 publicações para o presente trabalho. Os principais resultados foram que o uso adequado de palavras-chave é fundamental para atrair tráfego qualificado e aumentar as oportunidades de conversão. Além disso, a análise do perfil dos usuários que acessam o site pode ajudar na personalização das campanhas de marketing digital e na otimização das estratégias de SEO. Assim, conclui-se que a utilização dessas estratégias é fundamental para aumentar a visibilidade do site, atrair um público qualificado e interessado nos produtos oferecidos pela empresa.Item Moda, consumo e identidade: a afirmação cultural das mulheres negras e a moda de terreiro no Brasil(2025-03-18) Silva, Ariana Suerda da; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/5785885686176626Este trabalho investiga as interseções entre moda, consumo e identidade cultural no contexto das práticas religiosas afro-brasileiras, com ênfase no papel das mulheres negras como agentes de transformação e afirmação identitária. No primeiro capítulo, discute-se a evolução da moda a partir do século XVII, analisando suas transformações e impactos na sociedade. O segundo capítulo aborda a moda e a estética para mulheres negras, destacando as dinâmicas de exclusão e os processos de ressignificação dos padrões estéticos historicamente impostos. Já no terceiro capítulo, a pesquisa explora a moda afro-brasileira, com destaque para a moda de terreiro, ressaltando sua dimensão sagrada e sua relevância na preservação das memórias das comunidades afro-religiosas. Os resultados evidenciam que a moda transcende a estética, configurando-se como uma ferramenta de resistência cultural, luta política e reconstrução identitária para as mulheres negras no Brasil.Item Petite size: traçando um perfil de consumidores de vestuário de tamanho pequeno(2025-03-18) Watanabe, Daniela Victoria Aquino Guimarães; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/1782911052701620O objetivo deste estudo é levantar dados sobre consumidores petite size, aqui caracterizados como consumidores de vestuário de tamanhos pequenos. A pesquisa se baseia, particularmente, nas configurações corporais, vivências de consumo e os desafios que enfrentam ao procurar roupas que se ajustem bem aos seus corpos. O perfil das consumidoras foi composto, em sua maioria, por mulheres de 36 a 46 anos, com corpo retângulo e peso médio de 50 kg. Elas se perceberam com características corporais mais próximas das de jovens que de adultos, enfrentaram dificuldades para encontrar roupas, preferiram lojas físicas para experimentar as peças e frequentemente precisaram ajustá-las com costureiras. Muitas recorreram à seção infantil; o que foi indiferente para algumas, mas desconfortável para outras. Entre os homens, predominaram aqueles de 26 a 35 anos, com peso médio de 49 kg e corpo retângulo. Eles se viram com um corpo mais jovem e enfrentaram certa dificuldade ao comprar roupas, preferindo experimentar as peças que aparentavam servir bem. Seja em lojas físicas ou online, a prioridade era encontrar o que buscavam. Além disso, geralmente não compraram roupas na sessão infantil. Diante desses resultados foi possível traçar um perfil de consumidores de tamanhos pequenos.
