Licenciatura em Computação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/19


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Perspectivas profissionais de licenciandos em Computação: entre a docência e o setor tecnológico
    (2025-08-05) Silva Junior, Moacir Gomes da; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235
    Este artigo investiga as perspectivas profissionais de licenciandos em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em fase de estágio obrigatório. O estudo busca compreender a percepção desses futuros egressos sobre sua inserção no mercado, considerando a tensão entre a carreira docente e a atratividade do setor tecnológico. A pesquisa, de abordagem quali-quanti, utilizou questionários e entrevistas com 17 estudantes. Os resultados apontam que, embora haja interesse na docência, a percepção de melhores oportunidades e remuneração no setor de tecnologia gera um descompasso com os objetivos do curso.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Fatores institucionais e socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes de Licenciatura em Computação nas questões objetivas de conhecimento específico do ENADE
    (2025-07-01) Leite, Matheus dos Santos; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/6901774487428276
    Os cursos de Licenciatura em Computação desempenham um papel crucial na formação de professores que integrem práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Esta pesquisa explorou elementos institucionais, regionais e socioeducacionais que afetam o desempenho dos alunos no ENADE. Observa-se diferenças regionais significativas que evidenciam disparidades no acesso e na qualidade do ensino superior. A inclusão através de ações afirmativas também mostrou estar relacionada a um melhor desempenho acadêmico, confirmando a eficácia dessas iniciativas. Esses resultados destacam a necessidade de políticas públicas direcionadas à redução das desigualdades regionais e institucionais na formação de professores em Computação no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O impacto da nova matriz curricular da Licenciatura em Computação no desempenho dos discentes
    (2024-02-16) Silva, Laura Gabrielle de Lira; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/5607530930536079