Licenciatura em História (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/22
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Verbetes audiovisuais: tempo, experiência, narrativa histórica(2021-12-17) Vilela, Sofia Roberta da Costa; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/0764563686719860Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma produção audiovisual de verbetes referentes a conceitos importantes para o conhecimento histórico: tempo, experiência e narrativa. Através do entrelace entre cinema, educação e ensino de história foram produzidos esses três verbetes audiovisuais. O intuito deste artigo é demonstrar as discussões feitas neste processo para conceituar as palavras escolhidas. Partindo de uma forma poética, esta produção dialoga com os que percebem o cinema-educação em sua dimensão ética e estética, divergindo da didatização que desveste a linguagem fílmica de seu caráter de obra de arte. Este reenlace entre cinema e educação promove um lugar desterritorializado, potencializador de novos sentimentos e perspectivas. Múltiplas lentes, temporalidades, experiências e narrativas surgem na maneira como os sujeitos subjetivam os filmes e materiais audiovisuais. Leituras e atravessamentos provocam sentires e sentidos. A fruição dos modos de ver faz percorrer, nos indivíduos, narrativas de si, e o partilhar destas formas evidencia a pluralidade e a riqueza do que é ser humano, possibilitando ampliar os lugares de alteridade uma vez que se matizam distintas subjetividades na produção dos saberes.Item Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história(2017) Freitas, Renan Moura de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3802404445141358O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.
