Licenciatura em História (Sede)
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Item Memórias silenciadas: o “não-lugar” da cultura negra na Coleção ‘Casarão e a Cidade - usos e costumes’ do Museu do Estado de Pernambuco(2024-10-02) Andrade, Maiara Lima de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8195581717973809O presente artigo tem como objetivo problematizar o “não-lugar” da cultura negra dentro da exposição “O Casarão e a Cidade - usos e costumes”, visto que não há elementos expográficos que contribuam na construção da memória desses povos. Por ser um ambiente propício para a prática do ensino e aprendizagem da História, os museus podem oferecer uma perspectiva prática e viva do passado. Sendo assim, buscamos refletir sobre os possíveis impactos, positivos ou negativos, do Ensino da História para o grande público a partir da linguagem museológica, uma vez que ao oferecer um vasto conjunto de fontes materiais e visuais - objetos, artefatos, documentos, exibições interativas e até recriações de ambientes históricos - os museus enriquecem o estudo da história.Item Narrativas gráficas de resistência e protagonismo negro: uma análise sobre as HQ’s de Marcelo D'Salete(2025-03-21) Ferreira, Catarina Elizabeth do Amaral; Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627; http://lattes.cnpq.br/4871696720380102O presente artigo busca analisar as estratégias do autor de HQ’s Marcelo D’Salete, em suas obras Noite Luz (2008), Encruzilhada (2011), Cumbe (2014), Angola Janga (2017) e Mukanda Tiodora (2022) para elaborar uma narrativa gráfica na perspectiva de personagens negros ao longo da História do Brasil. Para tanto, realizamos uma análise de conteúdo a partir de unidades temáticas relevantes para construção da ideia de resistência e protagonismo negros. Suas obras rompem estereótipos historicamente impostos a personagens negros, oferecendo narrativas representativas. Quais são as estratégias que o autor lança mão para construir protagonismos e protagonistas da história contada?Item Pela defesa da Fé de Cristo e a liberdade: a representação heróica de João Fernandes Vieira na obra O Valeroso Lucideno e o Triumpho da Liberdade, de Frei Manoel Calado(2023-11-30) Lima, João Vitor Otávio Santos de; Silva, Kleber Clementino da; http://lattes.cnpq.br/2821384780282146; http://lattes.cnpq.br/3570880537710123Este trabalho possui o propósito de analisar a representação construída da figura de João Fernandes Vieira na obra Valeroso Lucideno e triumpho da liberdade (1648) escrita pelo Frei Manuel Calado. A narrativa abarca, desde as invasões neerlandesas no território pernambucana iniciada em 1630 até os primeiros momentos da Insurreição Pernambucana. O Lucideno, assim como outras obras dos Seiscentos, possuía um fito político imediato. Seu caráter emergencial é denotado mediante sua narrativa encerrar-se, de maneira abrupta, sem comtemplar a Guerra de Restauração como um todo e encaminhado para Portugal antes mesmo do fim conflito. O propósito de publicação da obra era o de obter o favor do Rei e seus Ministros para com os insurretos, sendo dedicada a D. Theodósio. Entretanto, nela se observa a heroicização de João Fernandes Vieira a partir dos eventos narrados. O militar e senhor de engenho é concebido como um agente da Providência para libertação do povo pernambucano dos hereges neerlandeses. A pesquisa se pauta nas obras de Evaldo Cabral de Mello, José Antônio Gonsalves de Mello, Sylvia Brito e Kleber Clementino, para compreender o contexto sociopolítico, bem como da escrita da guerra realizada no período. Para o estudo das representações a utilização das obras e escritos de Roger Chartier mostrou-se imprescindível para caracterizar a construção da figura heroica de João Fernandes Vieira na narrativa de Calado.Item Representações femininas nas obras de Chico Buarque(2022-10-05) Silva, Sarah Correia de Souza da; Bandeira, Élcia de Torres; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195Nos últimos vinte anos ocorreram diversas modificações nos estudos e abordagens historiográficas a respeito das questões de gênero dentro da comunidade acadêmica brasileira, especialmente no que concerne aos lugares e percepções acerca do que é feminino em contextos de contemporaneidade. Desta maneira, este trabalho, intitulado de Representações femininas nas obras de Chico Buarque de Holanda, teve por objetivo estudar, pesquisar, mapear e analisar, sobretudo, a partir do conceito de representações trabalhado pelo historiador Roger Chartier, as formas pelas quais a figura feminina é apresentada em algumas das canções do artista Chico Buarque (“Sem açúcar”, “Ana de Amsterdam”, “A Rita”, “Carolina”, “Bárbara” e “A história de Lily Brown”). Desta forma, as análises da tríade: História-Literatura-Gênero, apontam a possibilidade de visualizar, debater e entender as construções seculares em torno da mulher, da natureza do feminino e dos impactos intelectuais nas percepções sobre as relações de gênero.
