Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item O ensino dos gêneros textuais no primeiro ano do ensino fundamental(2019-01-10) Nascimento, Myrleide Bias do; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/4302555200868859O objetivo deste trabalho foi identif icar como se dá a produção de textos no primeiro ano do ensino fundamental. Para consecução deste objetivo realizamos observação da prática da professora quando se tratava de produções textuais e trabalho com gêneros textuais, assim realizamos uma entrevista. No decorrer da pesquisa pudemos verif icar que, apesar da professora ter conhecimento dos documentos norteadores da política de ensino em relação à produção de texto, tal ensino não acontece na turma observada, pois, a professora responsável pelo grupo acredita que a apropriação da produção textual não acontece antes ou durante a aquisição do sistema de escrita alfabética, mas depois. O que se mostra contrário aos direitos de aprendizagem citados em diferentes documentos oficiais.Item Produção de textos escritos a partir de uma sequência didática envolvendo o gênero história em quadrinhos(2019-11-26) Silva, Adjane Melo da; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7486455143462584Esta monografia originou-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as habilidades de escrita dos estudantes e os conhecimentos que eles apresentam em relação ao gênero textual história em quadrinhos? Diante do exposto, tivemos como objetivo geral: analisar a produção de textos de uma turma do 4º ano, a partir de uma sequência didática envolvendo o trabalho com histórias em quadrinhos. Esta pesquisa é relevante, pois proporciona aos educadores conhecimentos sobre os procedimentos metodológicos necessários à formação de produtores de textos e aborda um gênero textual facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, aspecto tão importante em nossa sociedade grafocêntrica. Em seu corpo teórico, esta monografia traz uma discussão sobre a produção de textos escritos. Além disso, aborda o surgimento histórico do gênero textual história em quadrinhos e da sua relação com a educação. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, partindo de uma pesquisa-ação com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do Recife. Primeiramente aplicou-se uma diagnose inicial, para verificar as habilidades de escrita dos estudantes e os seus conhecimentos sobre o gênero textual história em quadrinhos. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática visando produzir com os estudantes histórias em quadrinhos sobre a cidade do Recife. Com este estudo, verificou-se que os estudantes já possuíam alguns conhecimentos prévios em relação às histórias em quadrinhos, sendo capazes de identificar elementos básicos que caracterizam esse gênero. Porém, constatou-se que eles apresentaram dificuldades em relação à produção de textos escritos, problemas ortográficos, ausência de pontuação, frases iniciadas com letras minúsculas e dificuldades de criação e seleção de ideias. Concluiu-se que apesar das crianças terem dificuldades de escrita, quando elas são inseridas em práticas de escrita significativas e recebem auxílio necessário do docente, elas avançam em relação à escrita.
