Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola(2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções que famílias de meios populares têm sobre escola e algumas formas de atuação familiar na vida escolar das crianças. E como objetivos específicos: elaborar o perfil socioeconômico e a organização parental de três famílias analisadas; investigar o que as famílias entendem por escola e caracterizar as ações desenvolvidas pelas famílias em relação às atividades escolares. A pesquisa está baseada teoricamente em Oliveira e Marinho (2010); Dessen e Polônia (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) e Silva (2005). Como metodologia consideramos a perspectiva qualitativa e através da entrevista, único instrumento de pesquisa utilizado, foram obtidos dados de três famílias de meios populares, cujos filhos e filhas eram estudantes de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife. A primeira família composta por pai, mãe, avó e dois filhos. A segunda família composta por mãe e cinco filhos. E a terceira família contém pai, mãe e dois filhos. Os resultados apontaram os esforços das famílias para garantir o desenvolvimento escolar das crianças, através do acompanhamento tanto na escola como em casa, por acreditarem que a escola é o melhor lugar para o crescimento e aprendizado. Mostraram também as dificuldades que as famílias tiveram em suas trajetórias escolares, sendo esse também o motivo do investimento na educação das crianças, visando a mudança futura na realidade dessas famílias. A relevância do entendimento dessas famílias sobre escola reverbera em suas atitudes no investimento e acompanhamento escolar das crianças, e também, identificamos a presença da mulher como principal responsável pelo acompanhamento e cuidados com a educação dos filhos e filhas. Através do estudo de famílias como essas, é possível compreender a importância da relação família e escola na construção de uma educação mais efetiva e de influência na vida dessas crianças.Item A relação público-privada na educação: o programa Se Liga em escolas do município do Recife/PE(2019-12-03) Silva, Jézica Peixoto da; Queiroz, Raquel Rebeca do Monte; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/9678428589889881; http://lattes.cnpq.br/4524644167438547O trabalho analisa a relação público-privada presente nas escolas pesquisadas, do município do Recife, a partir do programa Se Liga, no período de 2017 a 2018. Busca também, compreender o processo de elaboração e implementação de projetos educacionais nas escolas do referido município, bem como descrever as finalidades e as características do programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna (IAS). São, ainda, verificados os resultados obtidos pelos educandos, inseridos no citado programa, no período definido para o estudo, a partir da compreensão das docentes envolvidas diretamente com o programa. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa de cunho qualitativo, teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio de análise documental sobre as políticas públicas educacionais implementadas pelo poder executivo do município do Recife, de marcos legais e da regulamentação e execução do programa Se Liga. Foram realizadas observações da prática pedagógica docente, quando da utilização do programa Se Liga; e entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no programa. A Análise de Discurso é utilizada como metodologia de tratamento das informações apreendidas com a pesquisa. Entre os resultados encontrados com a pesquisa verificou-se no processo de elaboração e implementação do programa Se Liga, a falta de debate público e prévio para aceitação do mesmo conforme preconiza a lei nº 11.079/2004, da mesma forma dentro das escolas não há uma tomada de decisão deliberativa, democrática e coletiva com a comunidade escolar para adesão e implementação do programa nas escolas. Pôde-se verificar, ainda, que o resultado esperado com o programa nas duas escolas pesquisadas não corresponde às finalidades explicitadas pelo programa, além de interferir no espaço escolar e condicionar a gestão escolar aos moldes da gestão empresarial.
