Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE(2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalaresItem Da Venezuela ao Recife: a trajetória de famílias e crianças e suas vivências em uma escola pública do Recife - PE(2022-10-03) Moraes, Rossana Batista de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/8493878094440932O Brasil nos últimos anos tem recebido de forma mais massiva imigrantes refugiados da Venezuela, que buscam uma vida melhor. Muitos são crianças, que vêm com suas famílias. Partindo disso, tivemos como objetivo geral desta pesquisa: investigar o processo de integração de crianças venezuelanas em uma escola da rede municipal do Recife – PE. Para a fundamentação teórica nos baseamos em autores, tais como Dilaila Botas (2017), Marinaldo Cunha (2015), Maria João Hortas (2013), Penninx e Martiniello (2010) e Spencer (2008). Como metodologia utilizamos da pesquisa qualitativa, pesquisando uma escola municipal de Recife/PE, e os sujeitos foram duas famílias venezuelanas, duas gestoras e duas professoras, cada uma de uma criança. Os dados foram coletados utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com cada um dos participantes. Ao final, pudemos perceber que a escola não apresenta nenhum programa ou projeto para acolhimento e integração das crianças venezuelanas. Porém esse processo, de acordo com os dados, ocorreu de forma afetuosa e por meio do diálogo. O convívio das crianças na escola foi tranquilo, porém observamos que em alguns momentos o diálogo foi comprometido devido a barreira linguística. Apesar disso, constatamos que o processo de integração ocorreu de forma positiva, porém destacamos que a criação de projetos sobre a temática poderia ter favorecido ainda mais o processo de integração dessas crianças.
