Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE(2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalaresItem Características dos processos educativos em hospitais do Recife/PE(2022-10-11) Souza, Cláudia Gisele de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/5065849492807962O presente trabalho trata de uma pesquisa acadêmica realizada em dois hospitais da cidade do Recife - PE, que oportuniza uma discussão sobre um campo de atuação do pedagogo que é pouco conhecido: o ambiente hospitalar. Tendo em vista que toda criança e adolescente têm direito à educação e não devem ser privados deste direito por ocasião de internação hospitalar, buscou-se esclarecer como ocorrem os processos educativos dentro dos hospitais do Recife - PE, tanto na classe hospitalar que é uma modalidade de ensino que atende numa sala de aula dentro do hospital, nos leitos ou na UTI; quanto nas brinquedotecas e demais espaços destinados às crianças hospitalizadas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em caracterizar a organização do processo educativo em hospitais e quem atua nesses espaços. A pesquisa teve início com visitações às brinquedotecas encontradas nos espaços categorizados como Hospital A e Hospital B. E prosseguiu, de forma remota, através da aplicação de questionário sobre a atuação do pedagogo na classe hospitalar. Realizou-se uma análise temática com os resultados obtidos na coleta de dados, observando que apesar de possuir um papel importante na escolarização em ambiente hospitalar, não foram encontrados pedagogos atuando nas brinquedotecas e na classe hospitalar, nos hospitais do Recife-PE.
