Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia
    (2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649
    Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A escola e a representação das mulheres nos contos de fada
    (2021-12-06) Guimarães, Eveline da Silva; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739
    This paper investigates through iconographic and bibliographic studies how two main characters from children's movies can act in the formation of women. School is seen as a place that can deconstruct limited views about gender issues. We observe the profile of the first and last Disney princesses, respectively, Snow White (1937) and Moana (2016) . The general objective of this paper is to analyze the representation of women in fairy tales. And our specific objectives are: Analyze two Disney princesses and their representations in the films and understand how these representations can influence the formation of the girl. The methodology developed was designed to understand the different roles that these princesses play in the productions. The results of the analysis point to the confirmation that these representations act directly on the formation of children's identity. And consequently, in the female identity.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica
    (2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836
    The study seeks to explore the context in which adolescents are inserted in compliance with socio-educational measures in the Socio-Educational Care Center of Jaboatão dos Guararapes. Analyzing the social representations of teachers about adolescents, the socio-educational system and the possible factors that contributed to the infraction, among other related aspects that arise during the course of the work. Analyzing, mainly, the way in which such representations are reflected in the pedagogical practice of educators. Scoring also aspects like physical structure of the center, administration, technical and pedagogical planning. The research arises from the concern regarding the increasing levels of crime and hospitalization of adolescents in resocialization centers. And it intends to bring a reflection and an alert to the urgency of significant changes in the issue of education for young people in conflict with the law and for the importance of the role of society and the State in a process of successful social reintegration. Therefore, to offer and to enable new paths and opportunities for personal and social growth of the individual.