Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife(2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.Item Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE(2021-03-05) França, Cibelle do Nascimento; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7159830181062740Este estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.Item As práticas pedagógicas e suas relações com a tarefa de casa no processo de ensino e aprendizagem: um estudo de caso(2018) Menezes, Maria Celeste Vasconcelos de; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644O presente estudo buscou analisar as práticas pedagógicas, concepções e efetivações relativas à tarefa de casa e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Foram norteadoras para o referente estudo as abordagens sobre o processo de aprendizagem em psicologia e educação de base vygotskyana, piagetiana e skinneriana, as quais têm implicações diferentes sobre o fazer pedagógico. Realizou-se um estudo de caso em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola Municipal de Recife-PE. Os dados foram construídos com base em observações do cotidiano escolar na referida turma, no período de duas semanas, de diário de campo, entrevista com a professora da turma e questionários com a coordenadora e os pais dos estudantes. Os resultados evidenciam que existe um consenso sobre a importância da realização da tarefa de casa, justificada principalmente como sendo um reforço escolar. Tanto professora e coordenadora entendem que para o desenvolvimento do estudante é primordial a participação familiar nesse processo. Evidenciou-se também que a professora não associa a sua prática a uma teoria, a qual acaba por não levar a uma reflexão crítica e aprimoramento dos alcances possíveis sobre a temática, na prática do uso da tarefa de casa.
