Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE
    (2022-10-07) Carvalho, Mariana Oliveira de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/9920797400406355
    Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Produção de textos escritos a partir de uma sequência didática envolvendo o gênero história em quadrinhos
    (2019-11-26) Silva, Adjane Melo da; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/7486455143462584
    Esta monografia originou-se a partir do seguinte problema de pesquisa: Quais as habilidades de escrita dos estudantes e os conhecimentos que eles apresentam em relação ao gênero textual história em quadrinhos? Diante do exposto, tivemos como objetivo geral: analisar a produção de textos de uma turma do 4º ano, a partir de uma sequência didática envolvendo o trabalho com histórias em quadrinhos. Esta pesquisa é relevante, pois proporciona aos educadores conhecimentos sobre os procedimentos metodológicos necessários à formação de produtores de textos e aborda um gênero textual facilitador da aprendizagem da leitura e da escrita, aspecto tão importante em nossa sociedade grafocêntrica. Em seu corpo teórico, esta monografia traz uma discussão sobre a produção de textos escritos. Além disso, aborda o surgimento histórico do gênero textual história em quadrinhos e da sua relação com a educação. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, partindo de uma pesquisa-ação com estudantes do 4º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal do Recife. Primeiramente aplicou-se uma diagnose inicial, para verificar as habilidades de escrita dos estudantes e os seus conhecimentos sobre o gênero textual história em quadrinhos. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática visando produzir com os estudantes histórias em quadrinhos sobre a cidade do Recife. Com este estudo, verificou-se que os estudantes já possuíam alguns conhecimentos prévios em relação às histórias em quadrinhos, sendo capazes de identificar elementos básicos que caracterizam esse gênero. Porém, constatou-se que eles apresentaram dificuldades em relação à produção de textos escritos, problemas ortográficos, ausência de pontuação, frases iniciadas com letras minúsculas e dificuldades de criação e seleção de ideias. Concluiu-se que apesar das crianças terem dificuldades de escrita, quando elas são inseridas em práticas de escrita significativas e recebem auxílio necessário do docente, elas avançam em relação à escrita.