Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A prática pedagógica docente-discente e a autonomia em crianças de 3 anos em uma creche da cidade do Recife
    (2025-03-11) Silva, Giovanna Caroline da; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
    O presente trabalho tem por objetivo geral compreender como a autonomia é vivenciada na prática docente-discente do grupo 3 de uma creche do município de Recife. Nossa fundamentação teórica buscou aprofundamento nas temáticas autonomia e rotina, embasado principalmente nos pensamentos de Freire (1996) e Piaget (1994). Freire (1996) diz que a autonomia é a capacidade de desenvolver o pensamento crítico, destacando o papel libertador da educação. Por sua vez, Piaget (1994) coloca a autonomia como intelectual e moral, onde as interações sociais e a afetividade são determinantes no desenvolvimento infantil. Portanto, esse estudo buscou refletir acerca da importância da promoção da autonomia infantil no contexto das experiências vividas na rotina da creche. Além de identificar ações pedagógicas que estimulam a autonomia das crianças, considerando que ela é construída por meio das experiências vivenciadas e das interações com o meio. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, utilizando a observação participante e o uso do diário de campo como instrumentos metodológicos, a análise usada foi a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1970). Por fim, o estudo mostra que autonomia se manifesta na rotina e no cotidiano das crianças, permeando as praticas de cuidado, as interações e brincadeiras. A prática docente também é vista como um fator decisivo para promoção dessa autonomia, pois, ao mediar e incentivar as crianças a desenvolverem sua autonomia, oferece segurança para elas expressarem suas ideias e exercerem sua liberdade. Dessa forma, a autonomia é o reflexo de escolhas realizadas, levando em conta o contexto social que o indivíduo está inserido.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Saúde mental e início da vida acadêmica no ensino superior: um olhar sobre estudantes do curso de licenciatura em pedagogia da UFRPE
    (2021-03-05) França, Cibelle do Nascimento; Gama, Ywanoska Maria Santos da; http://lattes.cnpq.br/1398858336713229; http://lattes.cnpq.br/7159830181062740
    Este estudo buscou compreender que mudanças relacionadas à saúde mental são apontadas por estudantes dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Pedagogia (modalidade presencial), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As 19 estudantes participantes responderam a um questionário disponibilizado na plataforma do Formulários Google, e divulgado por meio de rede social que o curso investigado utiliza, e-mail pessoal e coletivo das turmas. Resultados principais apontaram alterações no humor, reações desproporcionais diante das dificuldades acadêmicas como sintoma recorrente. Um outro aspecto relevante levantado está relacionado a família e a rede de amigos, atuando como sistema protetor. Estes resultados apontam a importância para o aprofundamento desta temática, tornando-a objeto de reflexão nas universidades, favorecendo o aprimoramento de políticas e serviços de apoio psicológico aos discentes, e uma melhor divulgação dos serviços já existentes, visando a prevenção e promoção de saúde mental no ambiente acadêmico.