Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    O lugar da história local nos livros didáticos: um estudo sobre a abordagem da história local nos livros de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019
    (2021-12-07) Silva, Emmylayne Lima do Nascimento; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/0641239923267110
    Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o ensino da história local (HL) representa uma estratégia efetiva para o desenvolvimento do pensamento histórico, enquanto o livro didático é um dos principais materiais de trabalho utilizados no cotidiano escolar. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar como a temática da história local é abordada nas edições dos livros didáticos de História. Para tanto, analisamos duas coleções da disciplina de História selecionadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2019. Neste estudo, que é de natureza qualitativa, foi utilizado como método para coleta de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2002). O levantamento teórico acerca desta temática se fundamenta nos pressupostos de muitos estudiosos como, Melo (2015), Caimi (2010), Fonseca (2003), Choppin (2004) e Bittencourt (2005). A partir dessa investigação pode-se perceber que as propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular determinam a frequência e a maneira como as abordagens da HL devem surgir ao longo dos volumes das obras. Sendo assim, identificamos que a abordagem da história local no livro didático se dá de maneira mais articulada com as concepções atuais sobre o Ensino de História. Constatamos que os conteúdos históricos mobilizados nas coleções são articulados e proporcionam o estudo da história local por meio da pesquisa. Contudo, também observamos que as obras se contradizem e em muitos momentos deixam em evidência a manutenção dos modelos tradicionais de ensino.