Licenciatura em Pedagogia (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de educação integral na perspectiva da interação entre a escola e a comunidade no município de Jaboatão dos Guararapes - PE
    (2021-02-23) Guerra, Gustavo Oliveira; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/7926337290964360
    Este trabalho de pesquisa buscou investigar as percepções de professores de uma escola municipal do bairro de Comportas em Jaboatão dos Guararapes - PE, que oferece educação integral, acerca dos impactos que esta causa no desenvolvimento local de sua comunidade. Sendo este o objetivo geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso e como instrumento para a coleta dos dados entrevistas semiestruturadas com alguns professores que atuam nos projetos que a escola oferece para os alunos e para a comunidade. Os dados foram analisados permitindo-nos destacar os diversos impactos que a escola tem causado em sua comunidade; caracterizar como acontece essa relação e discutir como a educação integral, tanto como política quanto como concepção de educação, pode incidir nestas questões. As entrevistas revelaram ainda diferentes perspectivas dos professores acerca do caráter social da escola e do conceito de educação integral.