Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O papel do pedagogo nas casas de acolhimento institucional: um estudo de caso na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE(2021-07-16) Souza, Elisa Maria Alves de; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614; http://lattes.cnpq.br/6594480976341523Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o papel de um profissional formado em Pedagogia em uma casa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes da cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE e, para alcançar este objetivo, teve três objetivos específicos: caracterizar uma casa de acolhimento institucional e como se dá a sua organização, mapear quais profissionais atuam nesta casa de acolhimento e quais as suas funções, e analisar a atuação do (a) pedagogo (a) nesta instituição. Em relação à metodologia, a pesquisa tem natureza qualitativa e adotou uma abordagem de estudo de caso, tendo como instrumentos para a coleta de dados a observação total, o questionário e a entrevista semiestruturada. Constatamos que a casa de acolhimento institucional estudada se encontra dentro de praticamente todos os parâmetros nacionais legais exigidos pelas normas que regem a instituição, que são as Orientações Técnicas para o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em relação a sua infraestrutura e funcionamento do atendimento. No entanto, se distancia um pouco desses parâmetros em relação aos funcionários, por seus educadores/cuidadores não possuírem formação e nem capacitação suficientes. Acreditamos que há funções na instituição que poderiam ser mais bem desempenhadas por um (a) profissional formado (a) em Pedagogia, por isso, consideramos como essencial a presença de um (a) pedagogo (a) no quadro de funcionários das casas de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Acreditamos também que na formação do Licenciado em Pedagogia poderia haver uma maior discussão em relação ao trabalho em espaços não escolares. Por fim, esta pesquisa se baseou principalmente nas seguintes referências: Brasil (1990), Brasil (2010), Izar (2011), Pereira (2013), Andrioli e Löhr (2014), Chesini (2015), Farias, Souto e Araújo (2018), Lira (2018) e Stadler, Santos e Silva (2019).
