Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Item A prática pedagógica docente e a educação inclusiva: as diferenças e a interação entre pares(2019-11-26) Silva, Ullair Maria da; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8211246095655132Prática Pedagógica Docente, interação entre pares e inclusão são temas que vêm sendo evidenciados a cada dia. É no ambiente escolar, que o(a) estudante passa uma boa parte do seu dia. Na sala de aula, o(a) docente passa por diversas experiências, muitas situações são resolvidas e devem ser bem resolvidas no momento que acontecem. O papel docente é importante para a aprendizagem, desenvolvimento dos(as) estudantes, interação e inclusão. A interação do(a) estudante dentro e fora de sala de aula influência em seu desenvolvimento cognitivo e emocional, assim se faz pertinente estudar essa temática. Quanto à inclusão, vivemos em um mundo cercado de “diferenças” e é na escola que começamos conhecer e conviver com culturas, identidades, religiões diferentes da nossa. Por isso, chegamos ao estudo acerca dessa temática, cujo objetivo geral é analisar a prática pedagógica docente e suas influências nos processos de inclusão entre pares em sala de aula. Para alcançar esse objetivo geral, tomamos como respaldo, teóricos que descrevem sobre prática pedagógica docente, inclusão e interação entre pares. Destacamos Martins(2012) por retratar questões acerca da Educação Inclusiva, trazemos Mantoan(2003) que também discorre sobre Educação inclusiva e suas implicações, utilizamos Morales(2001) para contribuir acerca do papel docente, e outros(as) autores(as) que são importantes para o nosso trabalho. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma de 4º Ano de uma Escola Municipal da Cidade do Recife, tendo como sujeitos interlocutores, a docente e os(as) estudantes, em destaque um estudante que é diagnosticado com autismo e uma estudante que é excluída pelos(as) amigos(as). Utilizamos como base, a abordagem qualitativa e tomamos como técnicas de coleta de dados: observação participante, entrevista semiestruturada e roda de discussão. A partir das técnicas utilizadas e da fundamentação teórica, pudemos observar a prática pedagógica docente em prol à inclusão e à interação dos(as) estudantes.
