Bacharelado em Sistemas de Informação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/12


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Aplicação web para detecção automática de URLs maliciosas com aprendizado de máquina
    (2025-08-08) Souza, Celso Soares Cassiano de; Oliveira, Lidiano Augusto Nóbrega de; http://lattes.cnpq.br/7399493881755815
    A segurança cibernética tem se tornado uma das principais preocupações da era digital, impulsionada pelo crescimento acelerado da internet e pela proliferação de ameaças como phishing, malware e roubo de dados. Este trabalho propõe uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para classificar URLs como legítimas ou maliciosas, utilizando um conjunto abrangente de atributos extraídos diretamente das URLs e de fontes complementares, como registros WHOIS e informações de rede. Foram aplicados e analisados algoritmos como Random Forest, SVM e XGBoost sobre um conjunto de dados coletado de fontes confiáveis, como PhishTank e Kaggle. As características consideradas englobam aspectos léxicos, informações de rede, conexão e reputação. A avaliação dos modelos foi conduzida por meio de métricas como acurácia, precisão, recall e F1-score, evidenciando um desempenho satisfatório na detecção de sites maliciosos. Como aplicação prática, foi desenvolvida uma plataforma interativa com Streamlit, permitindo que qualquer usuário insira urna URL e receba uma análise imediata sobre sua legitimidade. A análise de importância das variáveis forneceu insights valiosos sobre os fatores mais influentes no processo de classificação, contribuindo tanto para a transparência quanto para a evolução futura do sistema.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de aplicação em Outsystems para área de saúde utilizando práticas do HIPAA compliance
    (2025-03-26) Carvalho, Udney Epaminondas; Bocanegra, Silvana; Marques, Paulo César Florentino; http://lattes.cnpq.br/1264573844331881; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863; http://lattes.cnpq.br/3835096844800301
    A iminente necessidade das empresas de adotarem o processo de transformação digital induziu muitas a buscarem recursos que possam fornecer entregas ágeis e robustas para a digitalização dos seus processos. Esta transformação digital também atinge o setor de saúde, que atrelado aos desafios inerentes a própria natureza destas mudanças, também precisa lidar com cautela ao tratar das informações sensíveis dos pacientes e o compartilhamento destes dados. Para atender a demandas como estas, onde é necessário agilidade e segurança para a elaboração de projetos, tem se popularizado o uso de plataformas low-code, que por usar os benefícios da computação em nuvem e a possibilidade de criar código utilizando recursos visuais, vai facilitar o aprendizado técnico e permitir a criação de aplicações robustas em um tempo reduzido. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o uso de uma plataforma low-code (OutSystems) no desenvolvimento de uma aplicação web para gerenciamento e realização de consultas médicas. Como estudo de caso, será utilizado um produto da start up ZophIA.tech, que faz uso de inteligência artificial aprimorada por análise geométrica para auxiliar no diagnóstico de esquizofrenia e outras doenças mentais através da fala e gestos de pacientes. Serão implementadas as regras de segurança de dados do padrão americano HIPAA para tratar com informações sensíveis dos pacientes.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise comparativa de ferramentas de testes automatizados de ponta a ponta em ambientes de aplicações web
    (2024-03-11) Farias, Guilherme Carneiro de; Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca; http://lattes.cnpq.br/9362573782715504
    Num contexto onde o software ocupa um espaço cada vez mais relevante e complexo na sociedade, é de extrema importância viabilizar meios para que ele seja desenvolvido com qualidade. Um desses meios são os testes automatizados e, no cenário atual, observamos o surgimento de uma variedade de ferramentas nesta área, cada uma com suas nuances e funcionalidades únicas. Diante dessa diversidade de opções, esta pesquisa compara as principais ferramentas de automação de testes ponta a ponta em ambientes de aplicações web, visando facilitar a escolha da mais adequada para cada projeto. O referencial teórico inclui conceitos de Qualidade de Software, Teste de Software e Ferramentas de Arquitetura e Automação de Testes. Três ferramentas foram identificadas e avaliadas: Selenium WebDriver, Cypress e Playwright. O método de pesquisa é exploratório e descritivo, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Os resultados indicam que o Playwright apresenta a melhor combinação de recursos para testes automatizados de ponta a ponta em aplicações web.